TD: Diferencial Salarial entre os Setores Público e Privado no Distrito Federal

O objetivo deste estudo foi estimar o diferencial dos salários entre os setores público e privado no Distrito Federal, considerando o setor público como um todo e o trabalhadores estaduais isoladamente, bem como suas implicações na desigualdade. Este trabalho inova na medida em que aplica a análise dos diferenciais de salários para uma unidade da Federação específica, diferentemente dos trabalhos anteriores sobre o tema, que, em geral, focam na situação nacional. Para estimar os diferenciais, foram utilizadas duas bases de dados: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e a Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego, ambas do ano de 2014. Foram estimados os diferenciais salariais por meio de contrafactuais oriundos de regressões sem e com correção para vieses de autosseleção setorial e de ocupação. Os resultados apontam para um alto diferencial salarial público-privado no Distrito Federal, variando entre 54% e 77%, conforme a base de dados e a metodologia utilizada. As conclusões são pouco sensíveis segundo as correções aplicadas dentro das mesmas fontes de informações. Agora, se considerado somente o diferencial entre o setor público estadual e o privado, os valores variam entre 50% e 57%. Com relação à desigualdade, se todos os trabalhadores do DF fossem remunerados no mercado de trabalho privado, a desigualdade mensurada pelo Índice de Gini seria entre 20% e 25% menor.

TD_23 Diferencial Salarial entre os Setores Público e Privado no Distrito Federal

 

A Codeplan convida pesquisadores interessados em assuntos atinentes ao Distrito Federal e sua Área Metropolitana a elaborarem e submeterem trabalhos de caráter acadêmico e científico para publicação na série Texto para Discussão.

São bem-vindos estudos sobre o desenvolvimento econômico, social, político, sobre gestão e política públicas com foco no Distrito Federal, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e estudos comparados mais amplos, envolvendo os casos acima.

As opiniões contidas nos trabalhos publicados na série Texto para Discussão são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, de qualquer maneira, o ponto de vista da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan. É permitida a reprodução parcial dos textos e dos dados neles contidos, desde que citada a fonte. Reproduções do texto completo ou para fins comerciais são proibidas.

Os demais textos e as normas para a publicação podem ser encontrados no link abaixo

Texto para Discussão.