TD: Aspectos Econômicos do Distrito Federal

Esse estudo mostra alguns aspectos econômicos do Distrito Federal, entre eles, ressaltam-se a importância do setor público na economia regional, a concentração econômica, que gera um alto fluxo comercial com outros estados, e o impacto que as compras públicas têm sobre a economia local. Também, é analisada a concentração de empregos em poucas atividades econômicas que refletem a estrutura do Produto Interno Bruto do Distrito Federal (PIB-DF), padrão que é seguido pela localização das empresas na região, com destaque para a Região Administrativa Plano Piloto. Por fim, o estudo cita o potencial de como ocorre o encadeamento produtivo de alguns segmentos, com destaque para a Construção civil, Outras atividades de serviços, Indústria de transformação e Atividades científicas, profissionais e técnicas. Dessa maneira, oferece-se uma radiografia da economia do Distrito Federal, caracterizando o comportamento da atividade econômica na região.

A publicação completa pode ser acessada no link abaixo

TD_37 Aspectos Econômicos do Distrito Federal

A Codeplan convida pesquisadores interessados em assuntos atinentes ao Distrito Federal e sua Área Metropolitana a elaborarem e submeterem trabalhos de caráter acadêmico e científico para publicação na série Texto para Discussão.

São bem-vindos estudos sobre o desenvolvimento econômico, social, político, sobre gestão e política públicas com foco no Distrito Federal, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e estudos comparados mais amplos, envolvendo os casos acima.

As opiniões contidas nos trabalhos publicados na série Texto para Discussão são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, de qualquer maneira, o ponto de vista da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan. É permitida a reprodução parcial dos textos e dos dados neles contidos, desde que citada a fonte. Reproduções do texto completo ou para fins comerciais são proibidas.

Os demais textos e as normas para a publicação podem ser encontrados no link abaixo

Texto para Discussão.