Medidas de Núcleo para a Inflação de Brasília

Índices de inflação estão frequentemente sujeitos a choques temporários e/ou de magnitude atípica, os quais adicionam ruído ao indicador e não refletem de maneira acurada a trajetória do conjunto de preços da economia. Para contornar esse problema, diversos bancos centrais e outros organismos e instituições consideram medidas alternativas, denominadas de núcleos, que visam a minimizar esses ruídos. Em geral, isso é feito através de mecanismos de exclusão ou de reponderação dos itens que sofrem choques mais pronunciados.
Esta Nota Técnica tem por objetivo apresentar a metodologia empregada na construção de um subconjunto das medidas de núcleo para a inflação utilizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) e divulgadas em seu relatório trimestral de inflação. Mais especificamente, serão consideradas as medidas de média aparada suavizada e de dupla ponderação. Ao final da seção que  escreve a metodologia, são apresentados os resultados aplicados aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Brasília, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas medidas serão incorporadas ao boletim de conjuntura trimestral divulgado pela Codeplan, a fim de complementar a análise sobre a evolução dos preços no Distrito Federal.

Medidas-de-Núcleo-de-Inflação-para-Brasília