Informe: CAGED Setembro de 2018

O CAGED¹ do DF terminou o mês de setembro de 2018 com saldo positivo de 3.295 vínculos, maior do que o saldo do mês de agosto. Um saldo positivo implica que a região admitiu mais do que desligou funcionários no mês, ampliando o número de postos de empregos formais. Para fins de comparação, em setembro do ano passado o DF registrou saldo de 1.130 postos formais de trabalho. Os números e o gráfico mostram como o ano de 2018 tem se mostrado um ano de melhores resultados no mercado de trabalho formal frente a ao ano de 2017 e, também, de 2016. Essa trajetória é vista igualmente no Brasil que, por exemplo, no mês de setembro, criou 137.336 postos de trabalho formais, frente aos 49,3 mil criados em setembro do ano anterior.

TABELA – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos – Setembro de 2018 – Brasil e DF

Fonte: Caged/Ministério do Trabalho; elaboração Codeplan

No mês de setembro, os grandes destaques positivos no DF foram os subsetores de comércio e administração de imóveis, valores mobiliários, etc, com abertura líquida de 926 postos formais, e comércio varejista, com saldo líquido de 629 vínculos (compensando a redução do mês anterior). Também vale ressaltar a contribuição do subsetor serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação, com saldo de 525 vagas.

Por outro lado, forma poucos os subsetores que contribuíram negativamente para o resultado do mês, sendo o maior fechamento de vagas registrado nos serviços industriais de utilidade pública, com -60 vínculos, e agricultura, com -41 vagas.

No acumulado em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o DF apresenta um saldo líquido de 15.656 vínculos empregatícios. Na análise agregada por grandes setores, Serviços foi o setor que criou mais empregos, com saldo de 14.721 vínculos. O segmento demais serviços foi responsável pelo bom desempenho, com geração líquida de 14.739 postos formais, que é amortecido pelas reduções de 68 postos na administração pública. A leitura para a Indústria mostra a criação de 876 postos, valor superior àquele apurado no mês anterior (420) em grande medida pela criação de postos na construção civil. A agropecuária mostra saldo positivo acumulado de 59 vagas formais.

Cabe a menção de que o CAGED não registra a variação de empregos de servidores públicos, em geral.

 

Fonte: Caged/Ministério do Trabalho; elaboração Codeplan

 

¹ O CAGED é uma base de dados auto declaratória, com periodicidade mensal, de caráter preliminar. O CAGED oferece informações referentes ao mercado formal de trabalho, e não inclui dados de movimentação de servidores públicos.

 

Para baixar o informe econômico, clique aqui