Informe: PED Setembro de 2018

Em setembro de 2018, a Pesquisa de Emprego e Desemprego-PED/DF apontou redução da taxa de desemprego para 17,9% frente a 18,1% registrado em agosto. Foi responsável pelo resultado o avanço da população ocupada em 20 mil.  Vale ressaltar que na série com ajuste sazonal a taxa de desemprego também apresentou recuo, ao passar de 18,6% em agosto para 18,5% em setembro.

Fonte: PED-DF – Convênio Seatrab-GDF, Codeplan, Seade-SP e Dieese

A População em Idade Ativa (PIA) registrou crescimento absoluto de seis mil pessoas e a População Inativa diminuiu em 15 mil. Isto explica o aumento na taxa de participação, o que, por sua vez, contribui para que a redução na taxa de desocupação seja menos expressiva.

Do estoque de 1.375 mil pessoas ocupadas no Distrito Federal em setembro de 2018, 985 mil eram assalariadas. Destas, 667 mil estavam ocupadas no setor privado, sendo 561 mil trabalhadores com carteira assinada – o que representa um aumento de 7 mil empregos formais no DF em relação a agosto. O setor público aumentou seu contingente em 5 mil assalariados, enquanto o setor privado sem carteira registrou elevação de 2 mil. O rendimento médio real dos ocupados em agosto mostra estabilidade em relação a julho.

Em relação a setembro de 2017, o mercado de trabalho apresenta evolução, com taxa de desemprego 0,8 p.p menor. Apesar da manutenção da taxa de participação como um elemento importante para este resultado, o avanço das ocupações em todas as posições reforça o quadro de maior dinamismo da economia.

Tabela 1 – Indicadores do mercado de trabalho – Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) – Distrito Federal – setembro 2018

Fonte: PED-DF – Convênio Seatrab-GDF, Codeplan, Seade-SP e Dieese

Para baixar o informe econômico, clique aqui

Para acessar a publicação da PED-DF clique aqui