Informe: PMC Setembro de 2018

Em setembro, o volume de vendas do comércio ampliado mostrou queda quando comparado a setembro de 2017, refletindo o desempenho ruim quase todos os segmentos do comércio, à exceção de dois, na comparação anual.

No entanto, quando a comparação é em relação ao mês de agosto deste ano, houve estabilidade no comércio varejista ampliado do DF, após avanço no mês anterior. Esse comportamento pode ser visto no gráfico, que apresenta a queda do volume de vendas em maior de 2018, e uma pequena recuperação e manutenção do volume em julho, agosto e setembro.

Fonte: PMC/IBGE elaboração Codeplan

 

Note-se que a média no ano, porém, continua abaixo da média de 2017, indicando que ainda não houve recuperação da atividade.

Fonte: PMC/IBGE elaboração Codeplan

No acumulado em 12 meses, o volume do comércio ampliado registra variação de -1,3% em setembro. Deve-se destacar o profundo recuo do indicador, o qual vem apresentando quedas sucessivas desde abril e registra o pior valor desde agosto de 2017. Por um lado, este cenário reflete a incapacidade de recuperação mais pronunciada de alguns segmentos como Hipermercados e supermercados, Tecidos, vestuário e calçados e Combustíveis e lubrificantes. Por outro lado, observa-se a perda de fôlego de setores como veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção.

Fonte: PMC/IBGE elaboração Codeplan

Para baixar o informe econômico, clique aqui