Informe: PMS Setembro de 2018

Em setembro, o volume de vendas dos serviços recuou 2,9% quando comparado a agosto, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor apresentou elevação de 0,3% – embora modesto, trata-se do sexto avanço seguido nesta base de comparação.

No acumulado dos últimos três meses, o volume de vendas recuou 0,3% quando comparado aos três meses imediatamente anteriores, bastante influenciado pelo resultado de setembro.

Fonte: PMS/IBGE elaboração Codeplan

Quando considerado o resultado em 12 meses, o setor apresentou retração de -1,2% — valor um terço menor que aquela verificada em agosto. Embora em terreno negativo, trata-se da menor retração desde maio de 2017 e a décima melhora consecutiva no indicador.

Fonte: PMS/IBGE elaboração Codeplan

Segmentos 

Os dados mostram que três dos cinco segmentos pesquisados apresentaram avanço em relação a setembro de 2017: Serviços prestados às famílias (0,8%), Serviços de informação e comunicação (9,4%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (19,5%).

No lado negativo, Serviços profissionais, administrativos e complementares recuou 0,8%. No lado negativo, Serviços profissionais, administrativos e complementares recuou 9,0% e Outros serviços recuou 25,0%.

Fonte: PMS/IBGE elaboração Codeplan

 

Para baixar o informe econômico, clique aqui