O PIB do Distrito Federal em 2016

O Produto Interno Bruto do Distrito Federal – PIB-DF acumulou ao longo de 2016, em valores correntes, R$ 235,497 bilhões, resultado que manteve o Distrito Federal na oitava posição entre as maiores economias estaduais do Brasil desde o início da nova série, em 2010. Em 2015 totalizou R$ 215,613 bilhões.

Não obstante o cenário de crise econômica que se instalou em 2015 e permaneceu no decorrer de 2016, a economia brasiliense manteve-se estável na comparação dos dois anos, ao registrar variação nula (0,0%) para o volume (variação real) do PIB. Em 2016, o PIB-DF conquistou a segunda melhor taxa real entre as 27 unidades federativas, abaixo apenas de Roraima, que cresceu 0,2%. Todas as demais apresentaram variações negativas. A média nacional foi de -3,3% e a da Região Centro-Oeste de -2,6%.

O processo de retração da economia brasileira e a estagnação da economia brasiliense evidenciaram as diferenças das respectivas estruturas econômicas. O desempenho do Distrito Federal frente ao nacional retratou as características da estrutura produtiva local, pautada, essencialmente, pela dinâmica do setor de Serviços, com grande influência da atividade pública, favorecendo o DF em períodos de crise econômica, conforme mostra o gráfico 1.

Evolução do volume do PIB do Brasil e do Distrito Federal (%) – 2002 a 2016

Fontes: CODEPLAN – Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – Gerência de Contas e Estudos Setoriais – Núcleo de Contas Regionais; e IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA

Composto por R$ 206,352 bilhões referentes ao valor adicionado bruto (VAB) e R$ 29,146 bilhões aos impostos sobre produtos líquidos de subsídios, o PIB-DF apresentou estabilidade em volume, 0,0%, resultado do crescimento real de 0,3% do primeiro componente do PIB citado acima e da queda de 1,9% dos impostos.

Além disso, os dados mostram que o setor de Serviços foi que segurou a desaceleração econômica do Distrito Federal, representando 94,9% da estrutura produtiva, cresceu 0,6% em volume em relação ao ano anterior. A Agropecuária caiu 3,0%, mas pouco influenciou o indicador geral. O setor industrial manteve a trajetória de contração, – 4,7%, após queda de 7,5% em 2015.

Já o PIB per capita do Distrito Federal manteve a liderança entre as Unidades da Federação em 2016. Considerando a população do Distrito Federal, estimada para o referido ano, em 2,977 milhões de habitantes, o PIB-DF per capita foi calculado em R$ 79.099,77, correspondendo a 2,6 vezes o indicador brasileiro (R$ 30.411,30). O segundo maior foi registrado para São Paulo (R$ 45.542,32), 1,5 vezes o nacional e o menor para o Maranhão (R$ 12.264,28), 0,4 vezes.

Ranking do PIB per capita (R$) – Brasil e Unidades da Federação – 2016

A publicação completa sobre o PIB do Distrito Federal em 2016  pode ser acessada aqui

A apresentação das características e desempenho do PIB do DF pode ser acessada aqui

Para baixar o informe econômico, clique aqui