Informe CAGED Outubro de 2018

O CAGED¹ do DF registrou a geração de 489 postos de trabalho em outubro de 2018. O desempenho foi bem inferior àquele registrado em setembro (3.395 postos), em grande medida devido ao menor dinamismo do Comércio e da Construção Civil. Estes setores também foram os responsáveis pelo resultado significativamente menor que o verificado no mesmo mês do ano passado, quando foram gerados 1.199 postos formais.

 Tabela 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos – Outubro de 2018 – Brasil e DF

Fonte: Caged/Ministério do Trabalho; elaboração Codeplan

O destaque positivo foi a indústria de transformação, com geração líquida de 136 novos postos de trabalho. As maiores contribuições partiram dos segmentos de Ind. da borracha, fumo, couros, peles, similares, Ind. Diversas (154), Ind. de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico (139), Ind. de produtos minerais não-metálicos (81) e Ind. química de produtos farmacêuticos, veterinários, perfumaria (55). Por outro lado, a Construção civil apresentou recuo bastante expressivo, de 474 postos. Todavia, é importante notar que o setor apresentou crescimento consistente ao longo do ano.

O Comércio apresentou desempenho bastante inferior ao observado em setembro, quando registrou saldo de 893 postos de trabalho. Mais especificamente, cabe notar a forte desaceleração do Comércio varejista, cujo saldo passou de 629 em setembro para 136 em outubro, e a retração de 55 postos no Comércio atacadista, ante avanço de 231 postos no mês anterior. Cabe notar, entretanto, que o setor de comércio vem apresentado sucessivas retrações ao longo do ano.

Serviços médicos, odontológicos e veterinários e Ensino mostraram continuidade no avanço registrado nos últimos meses e registraram saldo, respectivamente, de 567 e 287 postos formais.

No acumulado em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o DF apresenta um saldo líquido de 15.327 vínculos empregatícios. Na análise agregada por grandes setores, Serviços foi o setor que criou mais empregos, com saldo de 14.596 vínculos. O segmento demais serviços foi responsável pelo bom desempenho, com geração líquida de 14.908 postos formais, que é amortecido pelas reduções de 268 postos no comércio e 44 na administração pública. A leitura para a Indústria mostra a criação de 609 postos, em grande medida pela criação de postos na construção civil. A agropecuária mostra grande avanço, ao aumentar seu saldo de 59 para 122.

Cabe a menção de que o CAGED não registra a variação de empregos de servidores públicos estatutários.

 Gráfico 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos – jan/2016 a out/2018 – Distrito Federal

Fonte: Caged/Ministério do Trabalho; elaboração Codeplan

¹O CAGED é uma base de dados auto declaratória, com periodicidade mensal, de caráter preliminar. O CAGED oferece informações referentes ao mercado formal de trabalho, e não inclui dados de movimentação de servidores públicos.

Para baixar o informe econômico, clique aqui