Informe: PMS dez/18 – O setor de serviços encerrou 2018 com crescimento de 1,3%.

Variação no mês e no trimestre

Em dezembro, o volume de vendas dos serviços avançou 1,9% quando comparado a novembro, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor apresentou avanço de 6,0% – segundo mês consecutivo de crescimento nesta base de comparação. Após o bom desempenho de dezembro, o indicador voltou ao terreno positivo no acumulado dos últimos três meses, saindo de retração de 0,9% para expansão de 1,8%.

Desempenho em 2018

Com o bom desempenho em dezembro, o setor de serviços encerrou 2018 com avanço de 1,3%. O valor é o maior desde 2014, interrompendo uma sequência de três anos de retração. Cabe destacar que, apesar da melhora observada desde novembro de 2017, o indicador de 12 meses só voltou ao terreno positivo em novembro deste ano.

Segmentos do Serviços

Os dados mostram que quatro dos cinco segmentos pesquisados apresentaram avanço em relação a dezembro de 2017. Apenas Serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou retração (10,9%). No acumulado em doze meses, o segmento Outros serviços também apresentou retração (-6,4%), embora o bom desempenho no mês tenha devolvido grande parte das perdas ao longo do ano.

Para acessar o informe, clique aqui.