CAGED: O DF registrou saldo positivo no mês de fevereiro

O CAGED[1] do DF registrou a geração de 3.229 postos de trabalho em fevereiro de 2019. O desempenho foi superior ao registrado em fevereiro de 2018 quando foram criados 1.875 vínculos. Aparentemente, houve recuperação do registrado em janeiro de 2019, que havia sido de 1.467 postos criados, inferior à média do mês de janeiro, de 1.466.

No mês, destaca-se o avanço do setor de Serviços, influenciado, sobretudo, pelo Ensino (+974 vínculos) e Transportes e comunicações (+844). Cabe a menção ao Comércio, que mostrou fechamento de vínculos no Comércio varejista (-309) e avanço no Comércio Atacadista, com abertura de 345 postos. Esse movimento antagônico mensal entre os dois tipos de comércio tem sido uma tendência nos últimos dois anos. Na Indústria, por sua vez, a Construção civil foi o segmento que mais contribuiu, com abertura de 510 postos, 2,3 vezes o verificado em fevereiro de 2018. A Agropecuária também aparece com criação de empregos, porém de número menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Acumulado em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o DF apresenta um saldo líquido de 16.201 vínculos empregatícios em fevereiro ante 15.819 em janeiro de 2019. O resultado sugere maior dinamismo no mercado de trabalho, possivelmente uma recuperação após um início de ano lento. Na análise agregada por grandes setores, Serviços foi o setor que criou mais empregos, com saldo de 16.201 vínculos. Os segmentos Serviços médicos, odontológicos e veterinários e Com. e adm. de imóveis, valores mobiliários, serv. Téc (atividades imobiliárias) foram responsáveis pelo bom desempenho, com geração líquida de 8.666 e 6.390 postos formais, respectivamente. A leitura para a Indústria mostra a criação de 562 postos, em grande medida pela criação de postos na construção civil (1.154), com alguma compensação dada pelos recuos na indústria de transformação (-216) e serviços industriais de utilidade pública (-403). A agropecuária apresenta saldo positivo com 26 postos de trabalho formais gerados em 12 meses.

Em um exercício rápido para averiguar a existência de algum tipo de sazonalidade no mês de fevereiro, os números da série histórica foram reagrupados em meses, e o resultado é apresentado no gráfico 2. O que se percebe é um padrão de criação de empregos nos meses de fevereiro, desde 2006, com registros de queda somente nos anos de 2007, 2016 e 2017, estes últimos em consequência da crise econômica.

Na comparação com os dois gráficos, a leitura que se faz é que há uma sinalização de melhora no mercado de trabalho, após a retração verificada entre os anos de 2016 e 2017. Mas, o número de fevereiro, que se mostra positivo, não implica em forte recuperação e sim um retorno ao padrão de criação de empregos do período. Especificamente, há uma sazonalidade clara no segmento de Ensino, que fecha empregos em dezembro e abre em fevereiro.

Cabe a menção de que o CAGED não registra a variação de empregos de servidores públicos estatutários.


[1] O CAGED é uma base de dados auto declaratória, com periodicidade mensal, de caráter preliminar. O CAGED oferece informações referentes ao mercado formal de trabalho, e não inclui dados de movimentação de servidores públicos.