CAGED: DF registra saldo positivo de 1.539 postos de trabalho formais em setembro

O CAGED[1] do DF registrou a criação líquida de 1.539  postos de trabalho em setembro de 2019. Em grande medida, o resultado foi consequência do avanço na indústria (1.050) e de alguns serviços.  Na indústria, a construção criou 998 postos em setembro, sendo o grande destaque do mês, como a atividade que mais gerou empregos formais. Ainda na indústria, as atividades de transformação também registraram saldo positivo, com 102 novos vínculos.

Já entre os serviços, novamente, o bom desempenho dos serviços médicos, odontológicos e veterinários exerceu impacto sobre o setor, com 700 novas vagas, seguido do comércio varejista, com 499. Juntos, o comércio varejista e o atacadista criaram 719 postos de trabalho, resultado importante para a economia local. Do lado negativo, houve o fechamento de 1,197 postos nos serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, etc. Especificamente, foram Associações de Defesa de Direitos Sociais, e Serviços de Assistência Social sem Alojamento que geraram essa redução.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve um avanço na indústria, na construção civil. O setor de serviços apresentou resultado ainda positivo, porém bem menos acelerado. Esse comportamento se deveu em grande parte ao aos serviços de alojamento e às atividades imobiliárias que apresentaram saldos positivos maiores em 2019.

 Tabela 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos – setembro de 2019 – Brasil e DF

Fonte: Caged/Ministério da Economia; elaboração Codeplan

No acumulado em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o DF apresentou um saldo líquido de 17.362 vínculos empregatícios ante 19.159 em agosto. O resultado mantém mostra desaceleração na trajetória ascendente do mercado formal local, porém ainda oscila em torno de um patamar positivo de criação de empregos.

Gráfico 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos (CAGED) – Distrito Federal -jan/12 a set/19

Fonte: Caged/Ministério da Economia; elaboração Codeplan

Cabe a menção de que o CAGED não registra a variação de empregos de servidores públicos estatutários.


[1] O CAGED é uma base de dados auto declaratória, com periodicidade mensal, de caráter preliminar. O CAGED oferece informações referentes ao mercado formal de trabalho, e não inclui dados de movimentação de servidores públicos.