CAGED: após seis meses criando postos, DF registra fechamento de 1.365 postos de trabalho em outubro

O CAGED[1] do DF registrou um saldo negativo de 1.365  postos de trabalho em outubro de 2019. Este resultado foi em grande medida causado pelo saldo negativo registrado no setor industrial (-1.614), contribuiu também o resultado no setor de serviços, que apesar de positivo, foi o menor número em seis meses e menor que o registrado no mesmo mês do ano anterior, 199 ante 707 postos criados em outubro de 2018.

Os comércios varejistas e atacadistas contribuíram para o saldo positivo do setor de serviços com 523 postos, Serviços médicos, odontológicos e veterinários apresentou um saldo líquido de 450 postos de serviço.

Os destaques negativos da indústria ficaram por conta da indústria de transformação com -588 postos e serviços industriais de utilidade pública com -997 postos. Sendo os dois subsetores com maior impacto negativo no saldo mensal. As atividades que fecharam mais postos foram de Coleta e Resíduos Não-perigosos e Recuperação de Materiais não especificados.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, poucos subsetores apresentaram um melhor resultado e somente o setor de agropecuária cresceu nessa comparação, saldo de 50 postos ante 10 postos gerados em outubro de 2018.

Tabela 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos – outubro de 2019 – Brasil e DF

Fonte: Caged/Ministério da Economia; elaboração Codeplan

No acumulado em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o DF apresentou um saldo líquido de 15.838 vínculos empregatícios ante 17.838 em setembro, sendo Serviços Industriais de Utilidade Pública e Instituições de crédito, seguros e capitalização os subsetores com maior encolhimento, -779 e -697 respectivamente. O destaque positivo em doze meses ficou por conta de Serviços médicos, odontológicos e veterinários que registrou geração líquida de 9.748 postos formais.

Gráfico 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos (CAGED) – Distrito Federal.

Fonte: Caged/Ministério da Economia; elaboração Codeplan

Cabe a menção de que o CAGED não registra a variação de empregos de servidores públicos estatutários.


[1] O CAGED é uma base de dados auto declaratória, com periodicidade mensal, de caráter preliminar. O CAGED oferece informações referentes ao mercado formal de trabalho, e não inclui dados de movimentação de servidores públicos.