CAGED: O DF registrou um saldo positivo de 2.716 postos de trabalho em novembro.

O CAGED[1] do DF registrou um saldo positivo de 2.716  postos de trabalho em novembro de 2019. O número positivo é visto em todos os grandes setores econômicos, contudo a Agropecuária e a Indústria mostraram saldos bastante modestos, de 34 e 64, respectivamente. Já o setor de Serviços mostrou criação de 2.618 postos de trabalho.

 Tabela 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos – novembro de 2019 – Brasil e DF

Fonte: Caged/Ministério da Economia; elaboração Codeplan

Este resultado foi em grande medida causado pelo saldo positivo registrado no comércio varejista (2.115). Contribuiu também o resultado no segmento de serviços médicos, odontológicos e veterinários (428), e as atividades imobiliárias (358).  Os destaques negativos ficam a cargo da construção civil com fechamento de 173 postos (primeiro número negativo desde março) e dos serviços de alojamento e alimentação, com -571 vínculos.

Dos 2.716 postos criados no mês, 267 (10%) são vínculos intermitentes gerados, em sua maioria, no comércio varejista (96), e nas atividades imobiliárias (126). Para fins comparativos, no Brasil, dos 99.232 postos gerados, 11.354 são intermitentes, o que representa em torno de 11% dos novos vínculos, sendo o comércio o principal responsável por essas vagas.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, os subsetores mostram resultados antagônicos, alguns mudaram o sinal do saldo, destruindo postos ou reduzindo sensivelmente a criação de empregos enquanto outros, como o comércio atacadista e o comercio varejista, duplicaram o número de novos vínculos. De maneira geral, o saldo de novembro deste ano é maior do que do mesmo mês do ano anterior, de 2.182.

No acumulado em 12 meses, o DF apresentou um saldo líquido de 16.758 vínculos empregatícios ante 15.998 em outubro, sendo Serviços de alojamento e alimentação, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Instituições de crédito, seguros e capitalização os subsetores com maior encolhimento, -1.419, -889 e -780 respectivamente. O destaque positivo em doze meses continua a ser Serviços médicos, odontológicos e veterinários que registrou geração líquida de 9.211 postos formais. Contudo, os saldos da construção civil (2.861) e do comércio (3.097) também se mostram bastante positivos.

Gráfico 1 – Saldo mensal, média móvel de três meses (MM3) e média móvel de 12 meses (MM12) da movimentação entre demitidos e admitidos (CAGED) – Distrito Federal

Fonte: Caged/Ministério da Economia; elaboração Codeplan

Cabe a menção de que o CAGED não registra a variação de empregos de servidores públicos estatutários.


[1] O CAGED é uma base de dados auto declaratória, com periodicidade mensal, de caráter preliminar. O CAGED oferece informações referentes ao mercado formal de trabalho, e não inclui dados de movimentação de servidores públicos.