IDECON-DF: Atividade econômica do DF variou 1,8% em 2019

A atividade econômica no Distrito Federal, no quarto trimestre de 2019, cresceu 2,4% na comparação a igual trimestre de 2018. Todos os setores obtiveram resultado positivo: Serviços, 2,4%, Indústria, 1,7% e Agropecuária, 0,4%.  No ano, a economia do DF expandiu 1,8% em relação a 2018. O desempenho da economia local se mostrou mais favorável do que o da nacional que, segundo o IBGE, evoluiu 1,7% na comparação trimestral e 1,1% na anual.

Gráfico 01 – PIB-Brasil e Idecon-DF – 1º Trimestre de 2015 ao 4º Trimestre de 2019. Taxa Trimestral – Variação (%) no trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior

Fontes: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS

As baixas taxas dos juros básicos e da inflação colaboraram para o crescimento econômico entre 2018 e 2019, além das mediadas implementadas pelo Governo para incentivar o consumo, como a liberação dos saques do FGTS e do PIS/Pasep. A economia brasiliense foi impulsionada, principalmente, pelo setor de Serviços, que avançou 2,4% no trimestre e 1,8% no ano. O setor representa 95,7% da estrutura produtiva do DF. A Indústria responde por 3,9% e a Agropecuária, por 0,4%.

Analisando os Serviços por segmentos, o Comércio demonstrou desempenhos mais consistentes, com altas de 4,4% no trimestre e 2,2% no ano.  As Atividades Financeiras registraram índice positivo de 3,2% no confronto dos últimos trimestres de 2018 e 2019 e de 2,1% na comparação anual. A Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, principal atividade da economia local, contabilizou acréscimo de 1,9% de outubro a dezembro de 2019, com alta de 1,5% no acumulado do ano, frente a iguais períodos de 2018. A atividade pública responde por 45,5% da estrutura produtiva.

O setor industrial subiu 1,7%. As Indústrias de transformação cresceram 2,5% nos últimos três meses de 2019 e 0,7% ao longo do ano. A Construção, responsável por 2,1% da atividade econômica local e 53,4% do total da Indústria, começou a reagir, ao indicar variação positiva de 0,4% no confronto dos quartos trimestres de 2018 e 2019, embora tenha encolhido 0,2% na comparação anual. O crescimento da Construção influencia positivamente outras atividades. O Gráfico 02 apresenta as variações trimestrais por segmentos de atividades econômicas.

Gráfico 02 – Variação Trimestral (%) Idecon-DF – Distrito Federal –Trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior – 4º Trimestre de 2019

Fonte: Codeplan. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan. 1 Indústrias extrativas e Eletricidasde e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação. 2 Informação e comunicação; Transporte, armazenagem e correio; Atividades imobiliárias; Alojamento e alimentação; Atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; Artes, cultura, esporte e recreação e outras atividades de serviços; Educação e saúde mercantis; e Serviços domésticos