Idecon-DF 1º Trimestre de 2020

Gráfico 01 – PIB-Brasil e Idecon-DF – 1º Trimestre de 2015 ao 1º Trimestre de 2020. Taxa Trimestral – Variação (%) no trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior

Fontes: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS

A atividade econômica no Distrito Federal, no primeiro trimestre de 2020, cresceu 1,2% na comparação a igual trimestre de 2019. Todos os setores obtiveram resultado positivo: Agropecuária, 2,3%, Serviços, 1,2%, e Indústria, 0,5%.  O desempenho da economia brasiliense se mostrou mais favorável do que o da nacional que, segundo o IBGE, retrocedeu 0,3% na comparação trimestral.

O cenário do Distrito Federal era de recuperação econômica até meados do mês de março, quando foram adotadas medidas restritivas no combate à pandemia do novo coronavírus como a redução do comércio de bens e serviços e o isolamento social.  A economia local foi impulsionada, principalmente, pelo setor de Serviços, que avançou 1,2% no trimestre. O setor representa 95,7% da estrutura produtiva do DF. A Indústria responde por 3,9% e a Agropecuária, por 0,4%.

Analisando os Serviços por segmentos, a Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, principal atividade da economia local, contabilizou acréscimo de 1,4% de janeiro a março de 2020, frente a iguais meses do ano anterior. A atividade pública responde por 45,5% da estrutura produtiva do DF.  As Atividades Financeiras também evoluíram 1,4% no mesmo período, o que pode ser explicado, em parte, pela baixa taxa básica de juros anual. O Comércio, que vinha em trajetória ascendente ao longo de 2019, desacelerou, mas apresentou alta de 0,8% no primeiro trimestre de 2020.

O setor industrial subiu 0,5%. A Construção, responsável por 2,1% da atividade econômica local e 53,4% do total da Indústria, indicou variação positiva de 0,8% no confronto dos primeiros trimestres de 2019 e 2020. As Indústrias de transformação cresceram 0,7% na mesma base de comparação. O grupo Outros da indústria foi o único a registrar índice negativo, -0,5%, refletindo as reduções no consumo de água e de energia elétrica. O Gráfico 02 apresenta as variações trimestrais por segmentos de atividades econômicas.

Gráfico 02 – Variação Trimestral (%) Idecon-DF – Distrito Federal –Trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior – 1º Trimestre de 2020

Fonte: Codeplan. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan.
¹ Indústrias extrativas e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.
² Informação e comunicação; Transporte, armazenagem e correio; Atividades imobiliárias; Alojamento e alimentação; Atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; Artes, cultura, esporte e recreação e outras atividades de serviços; Educação e saúde mercantis; e Serviços domésticos.

Acesse a publicação completa: