Idecon-DF: 2º Trimestre de 2020

Gráfico 1 – PIB-Brasil e Idecon-DF – 1º Trimestre de 2015 ao 2º Trimestre de 2020 – Taxa Trimestral – Variação (%) no trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior

Fontes: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS.

A atividade econômica no Distrito Federal, no segundo trimestre de 2020, contraiu 4,2% na comparação a igual trimestre de 2019, a maior retração em toda a série histórica do indicador, iniciada em 2012. Quanto aos setores, a Indústria (-10,9%) e os Serviços (-3,9%) obtiveram resultado negativo. A Agropecuária apresentou variação positiva de 2,1%.  A economia nacional retrocedeu 11,4%, segundo o IBGE.

Os resultados refletem o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia. Algumas das medidas restritivas adotadas no combate à COVID-19, como o isolamento social e a suspensão do funcionamento de atividades não essenciais, afetaram desfavoravelmente o emprego e a renda, prejudicando a demanda e a oferta de bens e serviços. A economia brasiliense é pautada essencialmente pela dinâmica do setor de Serviços, que representa 95,7% da estrutura produtiva do DF. A Indústria responde por 3,9% e a Agropecuária, por 0,4%.

Analisando os Serviços por segmentos, as Atividades Financeiras apresentaram incremento nos negócios (1,5%). A Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, principal atividade da economia local, contabilizou decréscimo de 1,2% de abril a junho de 2020. A atividade pública responde por 45,5% da estrutura produtiva.  O Comércio local foi uma das atividades mais prejudicadas, recuou 20,0%. O grupo Outros Serviços caiu 8,4%, refletindo as quedas em Serviços domésticos, Transporte, armazenagem e correio e Alojamento e Alimentação.

O setor industrial encolheu 10,9%. O baixo ritmo de produção foi influenciado, principalmente, pelo desempenho da Construção, que registrou variação negativa de -15,1%, explicado, em parte, pela redução no número de ocupados. A atividade é responsável por 2,1% da economia do DF e 53,4% do total da Indústria local. As Indústrias de transformação retraíram 6,2%. O grupo Outros da indústria caiu 6,0%, refletindo as reduções no consumo de água e energia elétrica. O Gráfico 02 apresenta as variações trimestrais por segmentos de atividades econômicas.

Gráfico 2 – Variação Trimestral (%) Idecon-DF – Distrito Federal – Trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior – 2º Trimestre de 2020

Fonte: Codeplan. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan. 1 Indústrias extrativas e Eletricidasde e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação. 2 Informação e comunicação; Transporte, armazenagem e correio; Atividades imobiliárias; Alojamento e alimentação; Atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; Artes, cultura, esporte e recreação e outras atividades de serviços; Educação e saúde mercantis; e Serviços domésticos.