IPCA_especial: Prévia da inflação do Distrito Federal é de 0,89% em outubro

Resumo

  • O IPCA-15 do Distrito Federal se elevou em 0,89% no mês de outubro de 2020.
  • As principais contribuições positivas vieram dos grupos de Transporte (+0,34 p.p.) e de Alimentação e bebidas (+0,31 p.p.).
  • Na capital, a Passagem aérea voltou a figurar entre as maiores contribuições positivas (+0,24 p.p.). Esse movimento pode estar atrelado a um aumento sustentado da demanda por voos.
  • No acumulado no ano, Brasília (DF) registrou alta de 1,72%, enquanto o Brasil observou um percentual de 2,31%.

Gráfico 1- IPCA-15: Variação mensal e acumulada no ano (%) – Brasil e regiões pesquisadas – outubro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

O nível de preços praticados em Brasília (DF) se elevou em 0,89% no mês de outubro de 2020 de acordo com os resultados do IPCA-15 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Gráfico 1). Esse índice, que é considerado uma prévia do IPCA devido a diferenças no período de coleta das informações, mostra que a inflação local é a quinta mais baixa entre as regiões pesquisadas, ficando atrás de Salvador (0,43%), Porto Alegre (0,77%), Rio de Janeiro (0,86%) e Curitiba (0,86%). Ressalte-se que a inflação da capital federal ficou abaixo da registrada a nível nacional, que foi de 0,94% no mês de referência.  

No acumulado entre janeiro e outubro, a inflação de Brasília (DF) registrou alta de 1,72%, enquanto o Brasil observou um percentual de 2,31%. É importante mencionar, no entanto, que esses valores ainda se encontram abaixo do limite inferior da meta de inflação estipulada pelo Banco Central para o ano de 2020, que é de 2,5%, mostrando que ainda há espaço para que o governo trabalhe algumas políticas de estímulo econômico.  

O resultado mensal da inflação da economia distrital reflete as contribuições positivas verificadas nos grupos de Transporte, que adicionou 0,34 pontos percentuais (p.p.) ao índice geral de outubro, e de Alimentação e bebidas, cuja alta acrescentou 0,31 p.p. Apenas o grupo de Educação registrou redução no mês, evitando que o IPCA-15 da capital fosse 0,01 p.p. mais alta, conforme mostrado no Gráfico 2.

Gráfico 2: IPCA-15: Variação (%) e contribuição (p.p.) por grupo de produtos – Distrito Federal – outubro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Os itens que colaboraram para esse comportamento são apresentados na Tabela 01. Nela é possível perceber que a alta observada nos serviços de transporte se deve a uma elevada contribuição do Transporte público, cuja variação mensal positiva de 8,35% em outubro implicou em uma contribuição de 0,25 p.p. para o índice geral, e de Veículo próprio (+0,08 p.p.), enquanto a alta no grupo de alimentos está bastante relacionada à Alimentação fora do domicílio (+0,09 p.p.) e ao comportamento dos preços de Cereais, leguminosas e oleaginosas (+0,06 p.p.).

Tabela 1 – IPCA-15: Maiores contribuições (p.p.) e suas respectivas variações (%), por item – Distrito Federal – outubro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Em termos de subitens, chama a atenção o fato de a Passagem aérea figurar entre as maiores contribuições depois de tantos meses desse posto ter sido ocupado pela Gasolina. Esse movimento pode estar atrelado a um menor nível de exigência de isolamento social, o que tem estimulado novas viagens. De acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de passageiros do transporte aéreo vem apresentou crescimento nos meses de julho (78,3%), agosto (35,9%) e setembro (37,7%), demonstrando uma sucessivo alta da demanda e, consequente, pressão sobre os preços. 

Novamente, o Arroz encontra-se entre os produtos com contribuição positiva para o IPCA-15 do mês. A desvalorização do Real frente ao Dólar e seu consequente estímulo às exportações, continuam colaborando para uma oferta interna comprimida, o que favorece a alta dos preços.

Tabela 2 – IPCA-15: Maiores contribuições (p.p.) e suas respectivas variações (%), por subitem – Distrito Federal – outubro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.