PNADCT: Taxa de desocupação do Distrito Federal se mantém em 15,6% no terceiro trimestre do ano

• A taxa de desocupação do Distrito Federal no terceiro trimestre de 2020 ficou em 15,6%, se mantendo estável em relação ao trimestre passado e crescendo 2,4 p.p. em relação ao terceiro trimestre de 2019.
  • A população ocupada no Distrito Federal apresentou queda de 10,0% no terceiro trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano anterior, representando uma redução de 145 mil pessoas ocupadas.
  • Em relação ao trimestre passado, o crescimento de 1,3% no número de ocupados foi compensado pelo avanço de 0,9 p.p. na taxa de participação local, ou seja, do número de pessoas efetivamente procurando emprego no período.
  • O rendimento real médio dos trabalhadores locais foi de R$ 4.126,00 no terceiro trimestre de 2020, apresentando crescimento de 4,3% em relação à igual período do ano anterior.

Gráfico 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Taxa de desocupação, com e sem ajuste sazonal – Distrito Federal – 1T2016 a 3T2020

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan.
Dessazonalização realizada através do método X13-ARIMA-SEATS.

A taxa de desocupação do Distrito Federal ficou em 15,6% no terceiro trimestre de 2020, se mantendo estável em relação ao trimestre anterior. Os dados vêm da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral. O resultado reflete a incerteza vivenciada pelo mercado de trabalho local após meses de medidas restritivas à circulação de pessoas e de suspensão de estabelecimentos comerciais.

A população ocupada no Distrito Federal apresentou aumento de 17 mil pessoas (1,3%) entre o segundo e terceiro trimestres do ano. Apesar de positivo, o valor ainda é bastante tímido e se mantém insuficiente para compensar a contração do mercado de trabalho observada ao longo do ano de 2020, de forma que, quando comparado com o terceiro trimestre do ano anterior, o resultado passa a apontar queda de 10,0% no número de ocupados locais (-145 mil pessoas).

O crescimento do quadro de ocupados distrital não levou a uma redução da taxa de desemprego em função do aumento da taxa de participação da força de trabalho, ou seja, do número de pessoas efetivamente procurando emprego no período. Embora ainda abaixo da taxa do terceiro trimestre de 2019 (67,5%), esse contingente cresceu 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, atingindo a marca de 61,4%. Esse resultado aponta indícios de recuperação da confiança da população em suas perspectivas de conseguir emprego.

Conforme destacado anteriormente, o comportamento do mercado de trabalho do Distrito Federal ainda é bastante negativo quando comparado ao mesmo período do ano anterior. No que se refere às ocupações dos trabalhadores, houve redução no número de empregados em quase todas as ocupações. As exceções foram o setor público, com crescimento de 6,9% (21 mil pessoas), e os trabalhadores familiares auxiliares, com variação de +16,7% (1 mil pessoas).

Entre os demais segmentos, o mais atingido foi o de trabalhadores domésticos com carteira assinada, que apresentou variação de -36,4% no período (-16 mil pessoas). Apesar de menos intensa, a variação negativa observada no setor privado, tanto para trabalhadores com quanto sem carteira assinada (-9,3% e -23,1%, respectivamente), gerou a maior contração absoluta no número de ocupados local (-48 mil e -33 mil pessoas), devido à maior participação desse setor na economia distrital. Os empregadores (-29,6%) e os trabalhadores por conta própria (-9,6%) ambos apresentaram contração na comparação, representando uma redução de 53 mil pessoas no contingente de ocupados do Distrito Federal.

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores locais foi de R$ 4.126,00 no terceiro trimestre de 2020, valor que representa um crescimento de 4,3% do montante de R$ 3.957 registrado em igual período do ano anterior e de 8,5% em relação ao segundo trimestre do ano. Esse resultado foi influenciado pelo crescimento da participação do setor público no mercado de trabalho distrital, setor esse que historicamente possui remuneração mais elevada que os demais.

Tabela 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Principais resultados – Distrito Federal – 3T2020

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan.