IPCA – INPC Brasília: Inflação no DF é de em 0,35% em novembro

1 – ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO – IPCA

Em novembro de 2020, o IPCA de Brasília variou +0,35% em relação a outubro, quando havia registrado +1,02%. Foi a menor variação entre as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE no período. Já o Brasil apresentou variação de +0,89% no mês em relação ao mês anterior.

Gráfico 1 –IPCA – Variação mensal e acumulada no ano (%) – Brasil e Regiões – Novembro de 2020

 Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon-Nupre.

O índice de novembro é resultado da contribuição positiva dos grupos de Alimentação e bebidas e de Transportes, que variaram +1,86% e +0,57% no mês, respectivamente (contribuições de +0,31 p.p. e +0,12 p.p.). A maior contribuição negativa veio do grupo Saúde e cuidados pessoais (-0,07 p.p.), que apresentou variação de -0,51%, segurando uma inflação maior no mês.

Gráfico 2 – IPCA – Variação mensal (%) e contribuição (p.p.), por grupo – Brasília – Novembro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon-Nupre.

No caso de Alimentação e bebidas, a inflação no mês é explicada principalmente pela alta nos preços das Carnes (+8,48%), com contribuição de +0,14 pontos percentuais. Essa alta pode ser potencialmente explicada pelo encarecimento recente da soja e do milho, que elevam os custos da ração animal e, consequentemente, da manutenção dos rebanhos, bem como pelo aumento das exportações de proteína animal, que cresceu 5,9% em relação ao mês anterior. Outro destaque é Tubérculos, raízes e legumes, cuja contribuição de +0,7 p.p. (variação de +14,21%) foi influenciada pela Batata-inglesa, que teve variação de +42,67% no período.

Já quanto aos Transportes, houve uma inflação nos preços da Passagem aérea de +13,80% (contribuição de +0,12 p.p.), impulsionados pelo elevado número de feriados no mês no início ou final da semana, o que gera uma demanda maior por viagens, e o relaxamento do isolamento social. O Veículo próprio também apresentou alta no mês de 0,61% (+0,07 p.p.), principalmente em função do aumento dos preços do Seguro obrigatório de veículo (+3,56%).  

Tabela 1 – IPCA – 10 maiores (azul) e menores (laranja) contribuições (p.p.) e suas respectivas variações mensais (%), por item – Brasília – Novembro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon-Nupre.

Tabela 2 – IPCA – 10 maiores (azul) e menores (laranja) contribuições (p.p.) e suas respectivas variações mensais (%), por subitem – Brasília – Novembro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon-Nupre.

2 – ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – INPC

O INPC – índice que mede a inflação das famílias com rendimentos entre um e cinco salários mínimos – registrou alta de 0,51% em novembro. Foi a quarta menor variação mensal observada entre as regiões pesquisadas, atrás de Belém (+0,36%), Recife (+0,41%) e Aracaju (+0,44%).

Gráfico 3 –INPC – Variação mensal e acumulada no ano (%) – Brasil e Regiões – Novembro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon-Nupre.

O valor superior ao do IPCA se deveu ao maior peso na cesta do INPC do grupo de Alimentação e bebidas, importante vetor inflacionário no mês, bem como ao maior peso de itens como a Batata-inglesa dentro do próprio grupo. De fato, a variação desse segmento, que havia sido de +1,86% no IPCA, foi de +2,50% no INPC, gerando uma contribuição de +0,50 p.p. que é 0,19 p.p. acima da contribuição do mesmo grupo no IPCA.

Tabela 3 – INPC – 10 maiores e menores contribuições (p.p.) e respectivas variações mensais (%), por item – Brasília – Novembro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon-Nupre.

Tabela 4 – INPC – 10 maiores e menores contribuições (p.p.) e respectivas variações mensais (%), por subitem – Brasília – Novembro de 2020

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon-Nupre.

3 – ÍNDICE CEASA DO DISTRITO FEDERAL

O ICDF de novembro de 2020 registrou variação positiva, 6,51%, em relação ao mês anterior. O Setor de Verduras registrou variação positiva, 29,10%, seguido do Setor de Frutas, 6,37%, do Setor de Legumes, 5,62%, e do Setor de Ovos e Grãos, 1,86%.

A batata lisa, com 41,03% de aumento nos preços, se encontra em fase de encerramento de produção na região e encarecimento com frete. As altas temperaturas seguidas de chuvas em novembro influenciaram os preços do tomate, com aumento de 7,18% no mês. A chegada do período de chuvas já afeta a oferta de produtos do setor de verduras, principalmente folhagens, tais como o brócolis e a alface. Nas frutas, a entressafra pressionou os preços do melão, 25,85%, e ainda do mamão formosa, 9,52%.

O aumento dos custos de produção e da demanda de fim de ano pode influenciar nos preços dos ovos. A tendência é que as chuvas continuem influenciando a produção, e a demanda se eleve com o aumento das temperaturas e também com a chegada do período de festas de fim de ano, mantendo assim preços mais elevados nos próximos dias.

4 – CONSIDERAÇÕES GERAIS

Diante dos resultados apurados pelo IBGE para a inflação em Brasília, relativa ao mês de novembro de 2020, alguns pontos merecem destaque:

  • IPCA registra inflação de +0,35% em novembro, e o INPC, +0,51%. No caso do primeiro, o Distrito Federal apresenta a menor inflação no mês entre as regiões pesquisadas, enquanto no segundo, é a quarta menor. Em ambos os indicadores, o resultado ficou abaixo do resultado nacional.
  • As altas nos preços de itens de alimentação, em especial as Carnes (+8,48%), foram os principais responsáveis pelo resultado no mês, junto com aumento nos preços da Passagem aérea (+13,80%).
  • No acumulado do ano, Brasília apresenta o menor resultado tanto IPCA (+2,26%) quanto no INPC (+2,98%) entre as regiões pesquisadas.
  • Em 12 meses, o IPCA de Brasília estimado está em +3,92%, de acordo com o IBGE.
  • O IPCA do Brasil registra inflação de +4,31%, acima do centro da meta (+4,00%) pela primeira vez desde fevereiro. A mediana das previsões coletadas pelo Boletim FOCUS do dia 4 de dezembro é que a inflação nacional encerre o ano em +4,21%, próximo do patamar atual. No dia 5 de agosto, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para o patamar historicamente baixo de 2,00%.