Idecon-DF: 4º Trimestre de 2020

Resumo

• A atividade econômica no Distrito Federal, no quarto trimestre de 2020, medida pelo Idecon-DF, registrou estababilidade (variação de +0,2%) na comparação com igual trimestre de 2019.
  • Apesar de tímido, o valor representa uma ascensão nítida em relação aos dois trimestres anteriores, quando foi de -3,9% e de -0,7%.
  • Em relação aos setores, a Agropecuária (3,8%) e a Indústria (2,5%) obtiveram resultado positivo. Os Serviços se mantiveram estávies (variação de +0,1%).
  • Na mesma base de comparação, a economia nacional, calculada pelo IBGE, retrocedeu 1,1%. Os Serviços (-2,2%) e a Agropecuária (-0,4%) caíram enquanto a Indústria (+1,2%) subiu.

Gráfico 1 – PIB-Brasil e Idecon-DF – 1º Trimestre de 2015 ao 4º Trimestre de 2020 – Variação no trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (%)

Fontes: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS.

O Distrito Federal apresentou estabilidade de desempenho econômico no último trimestre de 2020, registrando uma variação de +0,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Apesar de tímido, o valor representa uma ascensão nítida em relação aos dois trimestres anteriores, quando foi de -3,9% e de -0,7%.

Em relação aos setores, a Agropecuária (+3,8%) e a Indústria (+2,5%) obtiveram resultado positivo. Já os Serviços apresentaram estabilidade (variação de +0,1%). Na mesma base de comparação, a economia nacional, calculada pelo IBGE, retrocedeu 1,1%. Os Serviços (-2,2%) e a Agropecuária (-0,4%) caíram enquanto a Indústria (+1,2%) subiu.

Gráfico 2 – Idecon-DF – 4º Trimestre de 2020 – Variação no trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, por setor (%)

Fontes: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS.

O Idecon-DF encerrou o ano com uma contração de 0,8% em suas atividades econômicas. É a maior contração anual desde o início da série histórica do indicador, em 2012, bem como o segundo resultado negativo consecutivo na taxa acumulada em quatro trimestres. Em nível nacional, o desempenho tímido da economia no quarto trimestre do ano levou a taxa acumulada de
-3,4% no trimestre anterior para -4,1% no encerramento do ano.

Gráfico 3 – PIB-Brasil e Idecon-DF – 1º Trimestre de 2015 ao 4º Trimestre de 2020 – Variação acumulada em quatro trimestres em relação ao mesmo período do ano anterior (%)

Fontes: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS.

O panorama descrito pelo Idecon-DF evidencia que a pandemia do novo coronavírus teve importante papel na desaceleração do ritmo de atividade da economia local ao longo de todo o ano, mesmo após a reabertura dos estabelecimentos comerciais da região, afetando em especial os segmentos dedicados ao fornecimento de bens e serviços considerados não essenciais para a população. A estrutura produtiva do DF é pautada essencialmente pela dinâmica do setor de Serviços (95,3%), que vem em recuperação mais lenta. Os setores industrial (4,2%) e agropecuário (0,5%) possuem pouca representatividade.

Para mais informações, consulte a publicação completa: