CAGED: Em abril, saldo do DF é de criação de 3.700 vagas formais

• O Distrito Federal criou 3.700 vagas formais em abril de 2021. No Brasil, o saldo líquido positivo foi de 120.935 postos de trabalho.
  • O setor de Serviços puxou a alta no mês com a abertura de 2.501 novas vagas.
  • Em abril de 2021, destacaram-se os segmentos de Administração pública (+1.649 vagas) e de Comércio (+839 vagas).
  • No acumulado do 1º quadrimestre de 2021, o DF possui um saldo positivo de 15.501 vagas. No Brasil, esse valor é de 958 mil vagas.

Em abril de 2021, as admissões foram superiores ao número de desligamentos no Distrito Federal, o que resultou em um saldo de 3.700 vagas de trabalho formal. Esse resultado representa o quarto saldo positivo no ano em quatro meses, destacando a trajetória de recuperação do mercado de trabalho formal na capital federal. Comparado ao mês anterior, houve um avanço de 9,3% na geração mensal de empregos. No Brasil, o saldo do mês de abril foi de 120.935 postos de trabalho.

Gráfico 1 – Evolução das admissões (+1), desligamentos (-1) e do saldo de empregos – Distrito Federal – abril de 2020 a abril de 2021 – número de vagas

Fonte: Novo CAGED/Ministério da Economia. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

No que se refere aos segmentos, o setor de Serviços foi novamente o maior responsável pela alta no mês (2.501 vagas), com o segmento de Administração pública, defesa e outros serviços destacando-se com a criação líquida de 1.649 novas vagas. Esse resultado foi fruto principalmente do crescimento da Saúde humana e serviços sociais, que representou 91,2% do saldo mensal do segmento. Logo em seguida, aparece o Comércio, que havia recuado em março (-164 vagas) e voltou a crescer em abril (+839 vagas). Ainda no campo positivo, o setor da Indústria geral gerou saldo positivo de 1.263 novas vagas de emprego formal, impulsionado pelos resultados da Construção (+1.049 vagas).

Tabela 1 – Saldo de empregos (admissões – desligamentos), por setor e segmento produtivo – Brasil e Distrito Federal – abril de 2021 – número de vagas

Fonte: Novo CAGED/Ministério da Economia. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Os destaques negativos vão para os segmentos de Transporte, armazenagem e correio (-423 vagas) e de Alojamento e alimentação (-225 vagas), ambos dentro do setor de Serviços, o que contribuiu para um resultado menos positivo do setor no mês. A Agropecuária também apontou contração na sua oferta de postos de trabalho em abril, porém menos intensa, com a extinção de 64 vagas.

Acumulado do ano

Considerando o período de janeiro a abril de 2021, o saldo entre as admissões (+1) e os desligamentos (-1) mostra a abertura de 15.501 vagas de emprego formal no Distrito Federal. Destaca-se o setor de Serviços, responsável por 67,9% do saldo de empregos no período (+10.531 vagas). Os segmentos de Transporte, armazenagem e correio e Alimentação e bebidas, porém, ainda apontam resultados negativos no ano, com o primeiro tendo apresentado retração pelo terceiro mês consecutivo em abril. Já a Indústria geral e a Agropecuária têm saldos positivos, aparecendo com 29,9% (+4.632 vagas) e 2,2% (+338 vagas) do saldo total.

Tabela 2 – Saldo de empregos (admissões – desligamentos), por setor e segmento produtivo – Brasil e Distrito Federal – Acumulado no 1º quadrimestre de 2021 – número de vagas

Fonte: Novo CAGED/Ministério da Economia. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

No âmbito nacional, o cenário é  semelhante, com todos os três grandes setores apresentando crescimento no ano. O Brasil apresentou saldo positivo de 957.889 vagas no primeiro quadrimestre de 2021, impulsionado pelo setor de Serviços (+504 mil vagas, ou 52,6% do total). Em seguida aparecem a Indústria (382 mil novas vagas) e a Agropecuária (72 mil novas vagas).