PED: Em junho, desemprego no DF cai para 18,7%

Resumo

  • A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 18,7% em junho de 2021.
  • A taxa de participação recuou 0,2 p.p. em relação a maio e foi de 65,0% em junho.
  • Apenas a Construção apresentou retração no número de ocupados em suas atividades. Entre maio e junho de 2021, 6 mil pessoas saíram desse segmento.
  • O crescimento dos demais segmentos (+19 mil pessoas) superou essa queda.
  • O rendimento habitual médio em maio apresentou crescimento real de 2,0% em relação a abril, a primeira alta do indicador em 2021.

Gráfico 1 – Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – percentual (%) – Distrito Federal – junho de 2020 a junho de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Em junho de 2021, o contingente de desempregados do Distrito Federal foi estimado em 308 mil pessoas, representando 18,7% da população que busca uma vaga no mercado de trabalho. O percentual representa uma queda de 0,7 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês anterior, quando foi de 19,4%, e reflete, principalmente, a geração de novos postos de trabalho no mês.

A retração da taxa de desemprego, observada entre maio e junho, representa um resultado melhor do que o esperado dada a realidade sazonal observada na série histórica da PED. De acordo com o Gráfico 2, a taxa de desemprego média para os meses de maio na pesquisa é de 18,8%, contra os 18,6% registrados nos meses de junho – uma diferença de apenas -0,2 pontos percentuais.

Gráfico 2 – Taxa de desemprego agrupada por mês e média mensal – percentual (%) – janeiro de 2016 a junho de 2021 – Distrito Federal

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

A queda na taxa de desemprego em junho se deveu principalmente à expansão do número de ocupados no período, que passou de 1.325 mil para 1.336 mil pessoas. Esse crescimento na oferta de empregos locais, aliado à retração da taxa de participação no mês¹, que passou de 65,2% em maio para 65,0% em junho, superou o crescimento de 0,1% da população no mês. Assim, o resultado foi a queda de 0,7 p.p. observada no período.

Gráfico 3 – Decomposição da variação da taxa de desemprego – pontos percentuais (p.p.) – Distrito Federal – junho de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

A geração local de postos de trabalho em junho se concentrou no setor de Serviços, que encerrou o mês com 13 mil ocupados a mais do que no mês anterior (variação de +1,4%). O Comércio e reparação, monitorado separadamente, também apresentou crescimento em junho, criando 5 mil novos empregos (variação de +2,1%), assim como a Indústria de transformação (1 mil novos empregos, ou +2,2%). Apenas a Construção apontou extinção de postos de trabalho em junho, encerrando 6 mil empregos no mês (variação de -7,7%).

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – mil pessoas – Distrito Federal – maio e junho de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Entre as posições na ocupação, observou-se uma queda no número de empregados no setor privado sem carteira assinada (-1 mil pessoas, ou -1,0%) e no setor público (-9 mil pessoas, ou -3,4%). O crescimento das demais ocupações, porém, superou essas quedas, com destaque especial para o setor privado com carteira assinada, que gerou 11 mil empregos (+2,2%) em junho.

Finalmente, houve uma expansão de 2,0% no rendimento médio real entre abril e maio de 2021². Esse resultado reflete a expansão nos salários de todas as posições na ocupação no período, devido a contratação de empregados no setor privado com carteira assinada e no setor público em maio (setores que possuem remunerações historicamente mais elevadas). Assim, o rendimento médio real no Distrito Federal passou de R$ 3.379, em abril, para R$ 3.445, em maio – o primeiro crescimento no indicador em 2021.

Tabela 2 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – maio e junho de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.


¹ A taxa de participação representa a porcentagem da população economicamente ativa (PEA) que efetivamente procurou trabalho no período, e pode ser indicativo da perspectiva por parte dos indivíduos de suas chances de obter um emprego formal, incentivando-os a buscar um posto de trabalho.

² O desenho da PED-DF traz informações de rendimento com um período de defasagem em relação aos demais indicadores.