Idecon-DF: 2º Trimestre de 2021

• A atividade econômica no Distrito Federal, no segundo trimestre de 2021, medida pelo Idecon-DF, evoluiu 7,5% em comparação a igual trimestre de 2020. Foi o maior crescimento em toda a série histórica do indicador, iniciada em 2012.
  • Em relação aos setores, a Indústria (+11,2%) e os Serviços (+7,4%) cresceram no trimestre, enquanto a Agropecuária apontou retração (-0,8%).
  • Na mesma base de comparação, a economia nacional, calculada pelo IBGE, avançou 12,4%.
  • No acumulado em quatro trimestres, o Idecon-DF registrou variação de +1,9%, levemente acima da variação nacional (+1,8%).

Resultado geral do 2º trimestre contra o mesmo trimestre do ano anterior

O Idecon-DF, índice calculado pela Codeplan em parceria com o IBGE para avaliar o nível da atividade econômica no Distrito Federal, registrou no 2º trimestre de 2021 um crescimento de 7,5% em comparação com o 2º trimestre de 2020. Foi a maior variação trimestral em toda a série histórica do índice, iniciada em 2012.

O gráfico abaixo mostra a série histórica recente do Idecon contra o resultado nacional, calculado através do PIB trimestral. Nele, nota-se uma forte queda e consequente início de recuperação do nível de atividade econômica local no 2º trimestre de 2020, recuperação essa que se acelerou no segundo trimestre de 2021.

Gráfico 1 – PIB-Brasil e Idecon-DF – Trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior – 1T2016 a 2T2021

Fontes: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS.

O cálculo do índice é detalhado para os três setores mais relevantes para a economia local: Serviços, com 95,3% do índice; Indústria, que possui peso de 4,2% no cálculo total; e Agropecuária, com 0,5% de contribuição para o índice.

Desempenho dos setores

Analisando os setores dentro do Idecon-DF, os Serviços registraram alta de 7,4% no 2º trimestre de 2021 contra o mesmo trimestre de 2020. O bom desempenho do setor, assim como no caso da Indústria (+11,2%), está bem parte associado à base de comparação comprimida, uma vez que o 2º trimestre de 2020 apresentou intensa contração na atividade econômica local. Ainda assim, o resultado indica importante recuperação na economia da capital federal.

Apenas o setor Agropecuário anotou queda em sua variação trimestral (-0,8%), em função de contrações nas produções de feijão e milho em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Resultados acumulados

No acumulado do ano até junho de 2021, a economia do Distrito Federal expandiu 3,8% em relação ao primeiro semestre de 2020. No acumulado dos quatro trimestres terminados no segundo trimestre de 2021, o Idecon-DF subiu 1,9% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Para a economia brasileira, o IBGE computou alta nos acumulados do ano (6,4%) e dos quatro trimestres (1,8%).