PMC: Volume de vendas do comércio no DF apresenta alta de 1,6% no acumulado em 12 meses

RESUMO

  • O volume de vendas no comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou queda de 2,8% em agosto de 2021 em relação a julho, já ajustado pela sazonalidade do período.
  • No acumulado em 12 meses, a capital apresenta alta de 1,6% no seu volume de vendas.
  • Quatro segmentos dos 10 pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)apresentaram alta na variação mensal em agosto de 2021.
  • Na variação mensal, o segmento Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, destacou-se pelo crescimento de 15,0% em relação a agosto de 2020. No acumulado em 12 meses, o segmento aponta variação de 11,8%.
  • No Brasil, o comércio varejista ampliado apresentou, em agosto de 2021, queda de 2,5% na variação do mês, contra o mesmo mês do ano anterior. E alta de 8,0% no acumulado em 12 meses.

Tabela 1 – Volume de vendas do comércio varejista ampliado – Indicadores selecionados (%) – Brasil e Distrito Federal – junho de 2021 a agosto de 2021

Fonte: PMC/IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação no mês

O volume de vendas do comércio varejista da capital federal registrou queda de 2,8% em agosto de 2021 contra o mês anterior, considerando a sazonalidade do período. O desempenho nacional ficou acima do distrital, com o Brasil anotando queda de 2,5% no mesmo período, como é mostrado na Tabela 1.

Quando a comparação é feita com o mesmo mês do ano anterior, o resultado é semelhante, com uma variação negativa de 8,0% para o DF. No mesmo período do ano passado, o comércio varejista ampliado estava retomando seus níveis de venda após o choque causado pela pandemia de Covid-19. No acumulado do ano, o comércio do Distrito Federal registra leve alta de 1,6%.

Mesmo com o avanço do programa nacional de imunização e o fim gradativo das restrições, o aumento da inflação está pesando, em parte, no volume de vendas do comércio, diminuindo o poder de compra da população. Além disso, o elevado nível de desemprego colabora para diminuir o potencial de consumo local

Desempenho em 12 meses

No acumulado em 12 meses, a capital federal manteve a alta (1,6%) recuperada, mas com um percentual inferior ao verificado em julho de 2021 (+2,3%) dado o resultado mensal negativo no mês. No Brasil, o resultado acumulado entre setembro 2020 e agosto de 2021, mostrou uma alta de 8,0%.

Fonte: PMC/IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Atividades comerciais

A análise detalhada por atividade comercial mostra que quatro segmentos, dos dez pesquisados pelo IBGE, apresentaram expansão no volume de vendas em agosto de 2021.

O destaque de alta é do segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos que cresceu 15,0% em relação a agosto de 2020. O resultado positivo se manteve no acumulado em 12 meses, com variação de 11,8%

Logo atrás, aparece o segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico com alta de 5,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já no acumulado em 12 meses, o segmento registra alta de 17,4%.

Encerrando os resultados positivos, temos os segmentos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+1,2%) e de Veículos, motocicletas, partes e peças (0,3%). No acumulado em 12 meses, esses segmentos registraram, respectivamente -7,7% e +4,0%.

Entre os destaques negativos, Móveis e eletrodomésticos registraram o pior resultado mensal (-29,2%) na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Logo em seguida, aparecem Combustíveis e lubrificantes (-23,0%), Hipermercados, supermercados, etc. (-14,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%), Material de construção (-5,8%) e Tecidos, vestuário e calçados (-2,6%).

Na variação acumulada em 12 meses, o segmento de destaque é o de Móveis e eletrodomésticos (+33,8%), seguido por Outros artigos de uso pessoal e domésticos (+17,4%). Entretanto, Combustíveis e lubrificantes (-20,8%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-19,3%) se destacaram com os resultados mais negativos, na mesma comparação.

Fonte: PMC/IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

A Pesquisa Mensal de Comércio é realizada pelo IBGE e busca analisar o desempenho conjuntural do comércio varejista. O comércio varejista ampliado agrega ao grupamento do varejo propriamente dito, o comércio de Veículos e motos, partes e peças e de Material de construção. Todos os dados apresentados têm como fonte o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.