PMC: Volume de vendas do comércio varejista do DF registra queda de 0,3% em setembro de 2021

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou queda de 0,3% em setembro de 2021, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 1,1% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 0,8% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 7,0%.
  • Os Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 31,7% em relação a setembro de 2020.

Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – setembro de 2021 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O nível de atividades do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou queda de 0,3% em setembro de 2021 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 1,1% na mesma base de comparação.

Esse resultado é o melhor em quatro meses para o setor varejista distrital, que, possivelmente, está sofrendo os efeitos negativos de uma elevada inflação no poder de compra da população e, consequentemente, impactando o seu volume de vendas. O indicador vinha apresentando valores cada vez menores desde abril de 2021, quando registrou alta de 9,9%.

Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – outubro de 2020 a setembro de 2021- Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou queda de 7,8%. Já o Brasil registrou variação negativa de 4,2% na mesma comparação. Esse resultado é o pior para o mês na comparação com os quatro anos anteriores. Sua base de comparação, setembro de 2020, foi marcada pela grande movimentação no varejo aliada a retomada após as restrições da pandemia de Covid-19.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de setembro – 2017 a 2021 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o 21º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Pernambuco, com 13,9%, enquanto a menor foi no Maranhão, com -11,5%.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – setembro de 2021 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação mensal por segmento

A maior variação positiva por segmento foi observada em Outros artigos de uso pessoal e doméstico, sendo de 31,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos com 13,6%, Tecidos, vestuário e calçados com 4,5%. Entretanto Móveis e eletrodomésticos com -29,9% e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com -37,3% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de 0,8% em setembro de 2021. Já o Brasil registrou variação de 7,0% entre outubro de 2020 e setembro de 2021 com relação a igual período do ano anterior.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, é possível perceber que o segmento Móveis e eletrodomésticos, cuja variação chegou a 22,8%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Combustíveis e lubrificantes, amarga uma variação acumulada de -21,6% até setembro de 2021.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Índice de base fixa com ajuste sazonal

A análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que o Distrito Federal ainda não retornou ao patamar de atividade observado antes da pandemia, indicando que há espaço para crescimento do setor. Tanto no Brasil quanto no Distrito Federal, o volume de vendas no comércio varejista ampliado está menor que o nível atingido há 12 meses.

Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan