PMS: Volume de serviços do DF registrou alta de 2,9% em setembro

Resumo

  • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou aumento de 2,9% em setembro de 2021, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 0,6% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 0,6% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 6,8%.
  • Os Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 65,1% em relação a setembro de 2020.

Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – setembro de 2021 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou aumento de 2,9% em setembro de 2021 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 0,6% na mesma base de comparação.

Esse é o melhor resultado em três meses para a comparação, que vinha de dois meses consecutivos de resultados negativos, mas ainda abaixo do último resultado positivo registrado (3,9%) em junho de 2021.

Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – outubro de 2020 a setembro de 2021- Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou aumento de 9,6%. Já o Brasil registrou variação positiva de 11,4% na mesma comparação. O resultado distrital é o melhor para o mês nos últimos cinco anos, como é mostrado no gráfico a seguir.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de setembro – 2017 a 2021 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o 19º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Alagoas, com 29,7%, enquanto a menor foi de Rondônia, com -2,3%.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – setembro de 2021 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação mensal por segmento

A maior variação por segmento foi observada em Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, sendo de 65,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Serviços profissionais, administrativos e complementares com alta de 7,7%; Serviços prestados às famílias, com 0,2%; Serviços de informação e comunicação, com -0,1%; e Outros serviços, com -9,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de 0,6% em setembro de 2021. Já o Brasil registrou variação de 6,8% entre outubro de 2020 e setembro de 2021 com relação a igual período do ano anterior.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, cuja variação chegou a 18,2%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Serviços prestados às famílias, amarga uma variação acumulada de -12,1% até setembro de 2021.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Índice de base fixa com ajuste sazonal

A análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que, com os bons resultados mensais, o Distrito Federal retornou ao patamar de atividade observado antes da pandemia, indicando que ainda há espaço para crescimento do setor. No Brasil, o volume de serviços já é o maior dos últimos 24 meses.

Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – setembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan