PMS: Volume de serviços no DF caiu 2,6% em outubro

Resumo

  • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 2,6% em outubro de 2021, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 1,2% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 1,3% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 8,2%.
  • Os Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 10,7% em relação a outubro de 2020.

Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – outubro de 2021 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou queda de 2,6% em outubro de 2021 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 1,2% na mesma base de comparação. É o menor resultado desde julho de 2021, quando registrou queda de 3,0%, e encerra uma sequência de dois resultados melhores em relação ao mês anterior, como é visto no Gráfico abaixo.

Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – novembro de 2020 a outubro de 2021- Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou aumento de 1,7%. Já o Brasil registrou variação positiva de 7,5% na mesma comparação. É o primeiro resultado positivo para o mês de outubro desde 2017, sendo que o resultado mais próximo foi registrado em 2018, mas ainda negativo (-0,6%), como é visto no Gráfico abaixo.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de outubro – 2017 a 2021 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o 25º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Alagoas, com 23,9%, enquanto a menor foi de Piauí, com -2,8%.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – outubro de 2021 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal por segmento

A maior variação por segmento foi observada nos Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, sendo de 10,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos os Serviços prestados às famílias com 3,9%; Serviços profissionais, administrativos e complementares com 3,1%; Serviços de informação e comunicação com 1,3%; Outros serviços com -7,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de 1,3% em outubro de 2021. Já o Brasil registrou variação de 8,2% entre novembro de 2020 e outubro de 2021 com relação a igual período do ano anterior.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, cuja variação chegou a 20,9%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Serviços prestados às famílias, amarga uma variação acumulada de -7,5% até outubro de 2021.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Índice de base fixa com ajuste sazonal

A análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que, com os fracos resultados mensais, o Distrito Federal perdeu a tendência de retomada que havia iniciado em agosto de 2021, e está a níveis próximos ao registrado no mesmo mês do ano anterior. No Brasil, o volume de serviços já é o maior dos últimos 24 meses, mas percebe-se uma inclinação negativa iniciada após o mês de agosto, indicando alerta para uma possível desaceleração.

Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN