PED: Desemprego segue em queda no DF

• A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,9% em dezembro de 2021, abaixo do resultado registrado em novembro (16,1%).
• A taxa de participação apresentou estabilidade, encerrando o ano em 64,8%,
-0,2 p.p. em comparação com novembro de 2021.
• O Setor privado com carteira assinada absorveu novos 9 mil trabalhadores, destacando-se como a posição de maior variação positiva no período analisado.
• Administração Pública, defesa e seguridade social (-3 mil pessoas) foi o setor produtivo de maior queda e o de Comércio e Reparação (+3 mil pessoas) o de maior crescimento no número de ocupados.
• O rendimento médio real dos ocupados permaneceu estável (0,0%) em novembro ante outubro de 2021.


Gráfico 1 – Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – Percentual (%) – Distrito Federal – janeiro a dezembro de 2021

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Em dezembro de 2021, o número de desempregados do Distrito Federal foi estimado em 263 mil pessoas, representando 15,9% da população economicamente ativa . Essa é a menor taxa de desemprego registrada na capital federal desde janeiro de 2016, quando calculou-se em 15,6% esse percentual. Em comparação com o mês anterior, esse valor representa uma redução de 1,1% em relação aos 266 mil desocupados em novembro. No mesmo período, a taxa de participação manteve-se relativamente estável e apresentou uma redução de 0,2 ponto percentual (p.p.), chegando a 64,8%.
A redução da desocupação na capital federal se deve, principalmente, à redução da taxa de participação observada entre novembro e dezembro de 2021, que contribuiu com um decréscimo de 0,3 p.p. conforme apresentado no Gráfico 2. O impacto sobre a taxa de desemprego só não foi mais expressivo devido ao aumento vegetativo da PIA e à redução do número de ocupados. Ambos contribuíram com um acréscimo de 0,1 p.p. para a taxa de desemprego.

Gráfico 2 – Decomposição da variação da taxa de desemprego entre novembro e dezembro de 2021 – Percentual (%) e ponto percentual (p.p.) – Distrito Federal –dezembro de 2021

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O total de ocupados registrou uma queda de 0,1% em comparação com o mês de novembro, tendo os setores de Administração pública, defesa e seguridade social (-3 mil pessoas), Construção (-2 mil pessoas) e Serviços (-1 mil pessoas) colaborado para esse resultado negativo. Por outro lado, os setores de Comércio e reparação (+3 mil pessoas) e da Indústria de transformação ( +1 mil pessoas) apresentaram crescimento no número de ocupados e atuaram para que a queda no período não fosse ainda maior.

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – Distrito Federal – novembro e dezembro de 2021

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

A análise por posição na ocupação revela que as maiores reduções foram observadas nos Empregados domésticos e no Setor público, que registraram uma variação negativa de 5 mil pessoas nas suas bases. O resultado negativo foi reforçado pela contração de 4 mil ocupados entre os Trabalhadores autônomos. Todas as demais posições registraram crescimento na quantidade de ocupados entre novembro e dezembro de 2021, destacando-se os 9 mil empregados em posições no Setor privado com carteira assinada.

Tabela 2 – Estimativas do número de ocupados, segundo posição na ocupação – Distrito Federal – novembro e dezembro de 2021

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Já o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados permaneceu relativamente estável em novembro em relação ao mês anterior, sendo calculado em R$ 3.688,00. De acordo com a Tabela 3, esse valor representa uma redução real de apenas R$ 1,00 em comparação ao montante auferido em outubro de 2021.

Tabela 03 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – novembro e dezembro de 2021
Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Distrito Federal

Fonte: PED – CODEPLAN. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.