PMC: Comércio distrital avança 3,8% em fevereiro

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 3,8% em fevereiro de 2022 em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 2,0% na mesma comparação. 
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 1,3% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 4,8%.
  • Os Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 34,8% em relação a fevereiro de 2021.

Tabela 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – fevereiro de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou aumento de 3,8% em fevereiro de 2022 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 2,0% na mesma base de comparação.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a retração na capital federal foi de 3,0%. Apesar de negativo, esse resultado representa uma importante melhora em relação a fevereiro de 2021, quando havia sido de 10,9%. Ainda assim, o DF como o quarto menor resultado entre as UFs brasileiras, aparecendo atrás da média nacional (+0,3%). A maior variação mensal foi observada no estado do Amazonas, com 16,5%, enquanto a menor foi no Pernambuco, com -8,0%.

Gráfico 1 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de fevereiro – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – fevereiro de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal por segmento

A maior variação positiva por segmento foi observada em Outros artigos de uso pessoal e doméstico, sendo de 34,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Combustíveis e lubrificantes, com 12,1%, e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com 11,4%.

Já os Móveis e eletrodomésticos (-26,8%) e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-34,6%) apresentaram as duas menores variações em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – fevereiro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado de março de 2021 a fevereiro de 2022, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de -1,3%. Apesar de negativo, o resultado representa uma melhora em relação ao mesmo indicador em fevereiro de 2021, ainda fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus, quando apontou retração de 7,5%. Já o Brasil registrou crescimento de 4,8%.

Gráfico 4 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – março de 2021 a fevereiro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, é possível perceber que o segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, cuja variação chegou a +30,2%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação amargou uma variação acumulada de -23,5% de março de 2021 a fevereiro de 2022.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – fevereiro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN