Performance das atividades produtivas distritais durante a pandemia

A análise da conjuntura produz um conjunto de informações contextualizadas que compõem um retrato dinâmico da economia, auxiliando a compreender aspectos relevantes do comportamento das atividades produtivas.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que qualquer avaliação do contexto econômico vivenciado em 2020 e 2021, seja em nível local, nacional ou internacional, não poderia ignorar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre os componentes econômicos, sociais, culturais, políticos e tecnológicos de um determinado mercado.

Enquanto muitos segmentos produtivos foram afetados negativamente pelas medidas impostas como forma de conter a disseminação do vírus por meio da restrição ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais e à circulação de pessoas, outros perceberam uma oportunidade de crescer.

Diante desse cenário, o Governo do Distrito Federal buscou alternativas para atenuar os efeitos negativos e fomentar os positivos e, dessa forma, impulsionar a economia local. Para isso, por meio da Secretaria de Economia e do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental (CPPGG-DF), foi criado o Fórum Econômico “A Economia Pós-Pandemia” para incentivar o diálogo com os setores econômicos e, assim, debater cenários futuros e implementar melhorias na área.

Logo, foram promovidos encontros com representantes da Agropecuária; Beleza e Bem-estar; Construção Civil; Economia Criativa; Moda; Serviço Social; Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), startups e inovação; Transporte; e Turismo, Hospedagem e Gastronomia. Na oportunidade, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), apresentou, ao início de cada encontro, indicadores que permitiram evidenciar o perfil produtivo dos segmentos e como eles estavam desempenhando diante do cenário de crise de saúde internacional. O principal intuito era de embasar os debates com dados estatísticos e informações relevantes sobre a dinâmica da demanda e a oferta.

As percepções e aspirações dos diferentes segmentos subsidiaram o relatório final do Fórum e, assim, nortear a implementação de um plano de ações efetivas, além das que já foram implementadas pelo GDF para apoiar o setor produtivo no contexto da pandemia da Covid-19.

A Codeplan, por sua vez, reuniu as informações levantadas para o Fórum nesta Nota Técnica a fim de dar publicidade a uma ampla gama de dados que refletem os efeitos da pandemia sobre as atividades produtivas da capital federal. Os resultados das pesquisas são apresentados por segmento, tecendo comentários sobre a evolução dos indicadores econômicos e, por conseguinte, ajudando a construir o cenário para cada tipo de atividade. Por fim, são apresentadas as conclusões e considerações finais.