PED: Taxa de desemprego cai para 15,9% no DF


  • A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,9% em abril de 2022, abaixo do percentual verificado no mesmo mês do ano anterior (19,6%).
  • A taxa de participação regrediu 0,6 p.p. e foi estimada em 64,3%.
  • A Administração Pública foi a atividade que mais gerou empregos (+5 mil pessoas).
  • O Setor Privado perdeu 12 mil ocupados entre março e abril de 2022.
  • O rendimento médio real dos ocupados recuou 0,9% em março de 2022 em relação ao mês anterior.

Gráfico 1 – Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – Percentual (%) – Distrito Federal – abril de 2021 a abril de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,9% em abril de 2022. O percentual é 1,1 ponto percentual (p.p.) inferior ao verificado no mês anterior (17,0%) e representa uma contração de 3,7 p.p. quando comparado a abril de 2021 (19,6%). Assim, verifica-se que o mercado de trabalho distrital segue em uma trajetória sustentada de recuperação. O número de desocupados caiu 7,1% no período analisado, chegando a 262 mil pessoas, simultaneamente a uma redução da taxa de participação, que recuou para 64,3%, movimentos que se reforçaram e contribuíram para a queda da taxa de desemprego.

A decomposição da variação da taxa de desemprego, apresentada no Gráfico 2, revela que a queda da taxa de participação contribuiu com -0,7 p.p. para o indicador e a diminuição do número de desocupados, com -0,5 p.p.. Apenas o crescimento vegetativo da população distrital acresceu 0,1 p.p. ao indicador.

Gráfico 2 – Decomposição da variação da taxa de desemprego entre março e abril de 2022 – Percentual (%) e ponto percentual (p.p.) – Distrito Federal – abril de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Os ocupados chegaram a 1.386 mil, apresentando um crescimento de 0,6% (+ 8 mil trabalhadores) entre março e abril de 2022 (Tabela 1). A maior parte desse acréscimo se deveu às contratações na Administração Pública e no Comércio e Reparação, ambos segmentos com aumento de 5 mil trabalhadores. A Indústria da transformação ampliou em 3 mil pessoas o seu quadro de ocupados. Os segmentos de Construção e Serviços tiveram reduções de 1 mil nos seus números de ocupados.

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – Distrito Federal – março de 2022 e abril de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Quanto à posição na ocupação, é possível verificar que os empregados no Setor Privado (-12 mil trabalhadores) sofreram a maior redução, principalmente naqueles postos com carteira assinada (-9 mil trabalhadores) conforme apresentado na Tabela 2.

Tabela 2 – Estimativas do número de ocupados, segundo posição na ocupação – Distrito Federal – março de 2022 e abril de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados apresentou novo recuo. Entre março e fevereiro, houve uma redução de 0,9%, levando para R$ 3.939,00 o valor recebido pelos trabalhadores ocupados.  

Tabela 03 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal

Fonte: PED – DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan