IPCA – INPC: inflação desacelera no DF em maio

1 – ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO – IPCA

Os preços da capital federal registraram alta de 0,31% em maio de 2022, mostrando desaceleração da inflação mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Ainda assim, o percentual registrado é o sexto menor entre as 16 regiões pesquisadas e ficou abaixo, também, da média nacional, que foi de 0,47% no mês em questão.

No acumulado em 12 meses, o IPCA do Distrito Federal acumula alta de 10,85%, percentual acima da variação do Brasil, calculada em 11,73%, e do limite superior da meta de inflação estipulada pelo Banco Central do Brasil (BCB) para 2022 (5,00%).

Gráfico 1 – IPCA – Variação mensal e acumulada em 12 meses (%) – Brasil e Regiões Pesquisadas – maio de 2022

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon

Gráfico 2 – IPCA – Variação mensal (%) e contribuição (p.p.), por grupo – Distrito Federal – maio de 2022

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon

Tabela 1 – IPCA – 10 maiores contribuições positivas (azul) e negativas (laranja) e suas respectivas variações mensais, por subitem – Distrito Federal – maio de 2022

2 – ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – INPC

A inflação incidente sobre as famílias com rendimentos entre um e cinco salários mínimos, mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), foi calculada em -0,01% em maio de 2022. O índice é a segunda menor entre as regiões pesquisadas pelo IBGE e ficou 0,32 p.p. abaixo do IPCA do mês (0,31%). No Brasil, o INPC ficou em 0,45%. Entre junho de 2021 e maio de 2022, a inflação calculada por esse indicador acumula alta de 11,06% no Distrito Federal e de 11,90% no Brasil.

Gráfico 3 – INPC – Variação mensal e acumulada em 12 meses (%) – Brasil e Regiões Pesquisadas – maio de 2022

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon

O resultado reflete o aumento verificado em oito dos nove grupos acompanhados pelo IBGE. A maior contribuição veio do grupo de Transportes (+0,16 p.p.), mas em um patamar menos intenso devido ao fato de a Passagem aérea (+0,08 p.p.) ter uma participação mais diminuta na cesta de consumo das famílias de mais baixa renda. Já, em Habitação (-2,48% e -0,00 p.p.), a variação na Energia elétrica residencial (-13,15%) foi menos intensa que a verificada no IPCA, mas concedeu uma contribuição maior para a retração do índice geral (-0,55 p.p.).

Gráfico 4 – INPC – Variação mensal (%) e contribuição (p.p.), por grupo – Brasília – maio de 2022

Fonte: IBGE. Elaboração: Codeplan/Gecon

Tabela 2 – INPC – 10 maiores contribuições positivas (azul) e negativas (laranja) e suas respectivas variações mensais, por subitem – Distrito Federal – maio de 2022

3 – IPCA POR FAIXA DE RENDA DO DISTRITO FEDERAL

A partir dos dados divulgados pelo IBGE, a Codeplan  estimou em -0,56% a inflação para os 25% mais pobres do DF, enquanto os 25% mais ricos perceberam uma alta de preços (+0,33%). Esse comportamento é explicado, entre outros fatores, pelo fato de a primeira categoria ter uma participação menor da Passagem aérea, principal foco da inflação de maio, e maior da Energia elétrica residencial, importante vetor deflacionário no mês, na sua cesta de consumo. As faixas de renda Média-baixa e Média-alta tiveram inflações de -0,22% e
-0,09%, respectivamente.

Gráfico 5 – IPCA por faixa de renda – Variação mensal (%) – Distrito Federal – maio de 2022

4 – ÍNDICE CEASA DO DISTRITO FEDERAL

O ICDF de maio de 2022 registrou variação negativa, (-9,54%), em relação ao mês anterior. O Setor de Frutas, (-3,48%), o Setor de Legumes, (-22,79%), o Setor de Verduras, (-1,10%), e o Setor de Ovos e Grãos, (-2,95%). As bananas nanica, (-42,38%), e prata, (-28,62%), com maior oferta e qualidade mais baixa. Os mamões formosa, (-41,88%), e hawai, (-26,35%), com oferta estável e demanda retraída devido às temperaturas mais baixas. Porém, as mangas palmer, 46,06%, e tommy, 21,48%, variaram positivamente com menor oferta (frio), e a goiaba, 38,56%, e o morango, 33,68%, com menor oferta na região. A cenoura, (-54,50%), o tomate. (-34,31%), a batata lisa, (-28,90%), a beterraba, (-23,73%), e a cebola, (-8,85%), em maior oferta com o favorecimento da produção no período. Assim como as folhagens, repolho, (-25,32%), e couve manteiga, (- 18,18%). A variações que ocorrem na oferta e no consumo neste período de frio devem exercer muita influência nos preços de diversos produtos. As incertezas continuam altas com as restrições comerciais de fertilizantes impostas mediante conflitos geopolíticos. A batata lisa, a cenoura, a beterraba e a cebola nacional tendem a reduzir os preços com o início da colheita da safra de inverno.

5 –CONSIDERAÇÕES FINAIS

• Inflação de maio de 2022
    • IPCA do DF registra inflação de +0,31% em maio, sexto menor resultado entre as regiões pesquisadas pelo IBGE. O resultado nacional foi de +0,47%. No acumulado em 12 meses, apresenta a terceira menor inflação, com variação de +10,85%;
    • INPC apresenta variação de -0,01%, sendo a segunda menor variação no mês. No acumulado em 12 meses (+11,52%), aparece como a quinta menor inflação;
    • A alta do IPCA no mês veio predominantemente dos grupos de Transportes (+0,26 p.p.) dessa vez devido à contribuição da Passagem aérea (+0,13 p.p.) e Automóvel novo (+0,07 p.p.)
    • Habitação segurou uma alta maior, contribuindo para reduzir o IPCA em 0,30 p.p
    • O índice de difusão foi de 65,8%, com oito dos nove grupos de produtos monitorados pelo IBGE apresentando alta em seus preços no mês.
    • Entre as faixas de renda, a faixa Baixa apresentou uma deflação de 0,56% no mês, a Média-baixa de 0,22% e a Média-alta de 0,09%. Apenas a faixa de Alta renda teve alta em seus preços, com variação de +0,33%.
  • Para o próximo mês
    • Resultado da discussão em torno da redução do ICMS incidente sobre combustíveis
    • Bandeira tarifária verde para a conta de luz