PED: Taxa de desemprego fica em 15,8% no DF em maio

Resumo

  • A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,8% em maio de 2022, abaixo do percentual verificado no mesmo mês do ano anterior (19,4%).
  • A taxa de participação se manteve estável em 64,3%.
  • O Comércio e reparação foi a atividade que mais gerou empregos (+9 mil pessoas).
  • O Setor público perdeu 7 mil ocupados entre abril e maio de 2022.
  • O rendimento médio real dos ocupados recuou 1,6% em abril de 2022 em relação ao mês anterior.

Gráfico 1 – Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – Percentual (%) – Distrito Federal – maio de 2021 a maio de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,8% em maio de 2022. O percentual é 0,1 ponto percentual (p.p.) inferior ao verificado no mês anterior (15,9%) e representa uma contração de 3,6 p.p. quando comparado a maio de 2021 (19,4%). Assim, verifica-se que o mercado de trabalho distrital segue em uma trajetória sustentada de recuperação. O número de desocupados caiu 0,8% no período analisado, chegando a 260 mil pessoas, enquanto o contingente de ocupados cresceu 0,2%. A taxa de participação se manteve estável no período.

A decomposição da variação da taxa de desemprego, apresentada no Gráfico 2, revela que o avanço do número de ocupados contribuiu com -0,2 ponto percentual (p.p.) para a redução da taxa de desemprego no entre abril e maio. É o terceiro mês consecutivo que o saldo positivo da população ocupada tem contribuído para contrair o desemprego distrital. Por outro lado, o crescimento vegetativo da população distrital acresceu 0,1 p.p. ao indicador.

Gráfico 2 – Decomposição da variação mensal da taxa de desemprego – Percentual (%) e ponto percentual (p.p.) – Distrito Federal – janeiro a maio de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Em maio, o quadro de ocupados chegou a 1.389 mil pessoas, apresentando um crescimento de 0,2% (+ 3 mil trabalhadores) em relação a abril (Tabela 1). Houve aumento no número de empregados no Comércio (+9 mil vagas), na Construção (+3 mil postos de trabalho)e na Indústria de transformação (+3 mil empregos). Por outro lado, a Administração pública e os demais Serviços apresentaram contrações fortes no período (-9 mil e -7 mil vagas, respectivamente), segurando um resultado do mercado de trabalho mais positivo no mês.

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – Distrito Federal – abril e maio de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Quanto à posição na ocupação (Tabela 2), é possível verificar novamente uma forte contração no Setor público (-7 mil empregos). Por outro lado, as Demais ocupações (+12 mil vagas) superaram essa queda e foram responsáveis pelo avanço no número de empregados em maio.

Tabela 2 – Estimativas do número de ocupados, segundo posição na ocupação – Distrito Federal – abril e maio de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo. Entre abril e março, houve uma redução de 1,6%, levando para R$ 3.925,00 o valor recebido pelos trabalhadores ocupados. Em relação a abril de 2021, porém, o resultado é de avanço de 4,6%.

Tabela 03 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – abril e maio de 2022

Fonte: PED – DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan