Resumo

  • Comércio varejista ampliado registrou variação positiva de 2,2% no mês de setembro no DF, quando comparado com o mês anterior na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior apresentou alta de 6,6%.
  • No acumulado de 12 meses, o índice acumula crescimento de 1,9%,.
  • Seis segmentos registraram variação acumulada em 12 meses positiva.
  • Oito dos dez setores tiveram resultados piores que os registrados em julho, sendo consistente sua trajetória ascendente.

Variação no mês

Em setembro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado mostrou variação mensal positiva de 2,2%, descontados os efeitos sazonais. Siginfica um retorno ao patamar positivo após duas retrações nessa base de comparação que teve uma variação negativa de -0,4% no mês de agosto. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o comércio local deu um salto de desempenho, ao apresentar uma variação de 6,6%, após resultado de 0,8% em agosto. A variação acumulada no ano do volume de comércio está em 1,9%. Já no Brasil, o crescimento nacional em setembro em relação ao mês anterior foi de 0,9%, sendo que frente a setembro de 2018, foi de 4,4%. A variação acumulada no ano do volume de comércio está em 3,6%, e em 12 meses, o comércio nacional acumula 3,8% de alta.

Desempenho em 12 meses

No DF, o volume de vendas no comércio varejista ampliado acumulado em 12 meses acmula crescimento de 1,9%, apresentando aceleração em relação a agosto, quando registrou 1,1% de variação.

Na comparação por segmentos, seis apresentaram resultados positivos no acumulado em 12 meses, tais segmentos apresentam maior estabilidade ao longo do tempo. Entre estes somente Combustíveis e lubrificantes e Veículos, motocicletas, partes e peças tiveram alguma retração em 2019. O segmento que registra o maior crescimento no acumulado em 12 meses é Outros artigos de uso pessoal e doméstico (14,6%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, quase todas as 10 atividades econômicas tiveram resultados melhores do que os registrados em agosto. Os destaques são: Combustíveis e lubrificantes e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.


A Pesquisa Mensal de Comércio é realizada pelo IBGE e busca analisar o desempenho conjuntural do comércio varejista. O comércio varejista ampliado agrega ao grupamento do varejo propriamente dito o comércio de Veículos e motos, partes e peças e de Material de construção. Todos os dados apresentados têm como fonte o IBGE.

Última atualização: 11/10/2019