Resumo

  • Comércio varejista ampliado registrou variação positiva de 0,9% no mês de junho no DF, quando comparado com o mês anterior na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 3,9%.
  • No acumulado de 12 meses, o índice apresentou a décima primeira retração seguida, sendo uma variação de -0,1%, a menor neste período de queda, ratificando a reversão da tendência.
  • Quatro segmentos apresentaram variação acumulada de 12 meses positiva, tendo destaque o segmento “Veículos, motocicletas, partes e peças” (2,1%), que apresenta seu primeiro resultado positivo desde setembro de 2018.
  • Na análise por segmentos “Combustíveis e lubrificantes” foi o que apresentou o maior crescimento quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (27,8%).

Variação no mês

Em junho, o volume de vendas do comércio varejista ampliado mostrou variação positiva de 0,9%, descontados os efeitos sazonais, crescimento que se encontra em conformidade com o apresentado durante o ano. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o comércio mostrou um crescimento de 3,9%, ficando acima do crescimento do país (1,7%). A variação acumulada no ano é de 2,5%, abaixo da taxa do país (3,5%).

Desempenho em 12 meses

O volume de vendas acumulado em 12 meses apresentou no DF, pelo décimo primeiro mês, resultado negativo, tendo sido registrado uma variação de -0,1%, este resultado ratifica a reversão da tendência, sendo o melhor resultado nessa base de comparação neste período de baixa.

Na comparação por segmentos, somente quatro apresentaram resultados positivos, destacando-se os segmentos: “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” que apresentou o melhor resultado (12,5%) e apresenta estabilidade por toda a série e o segmento “Veículos, motocicletas, partes e peças”, que apresenta seu primeiro resultado positivo (2,1%), desde setembro de 2018.

Na comparação com o mês do ano anterior, o maior crescimento foi observado em “Combustíveis e lubrificantes”, atividade que apresentou um crescimento de 27,8% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.


A Pesquisa Mensal de Comércio é realizada pelo IBGE e busca analisar o desempenho conjuntural do comércio varejista. O comércio varejista ampliado agrega ao grupamento do varejo propriamente dito o comércio de Veículos e motos, partes e peças e de Material de construção. Todos os dados apresentados têm como fonte o IBGE.

Última atualização: 08/08/2019