TD: Levantamento do Perfil Comercial do Distrito Federal Baseado nas Notas Fiscais Eletrônicas

Na intenção de mapear a interdependência econômica do Distrito Federal, foi estabelecida uma parceria entre a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal e a Codeplan, na intenção de explorar o perfil comercial do Distrito Federal, tendo como base os registros das Notas Fiscais eletrônicas (NFe). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise descritiva do perfil comercial do Distrito Federal, analisando quem são os principais parceiros do Distrito Federal, a origem das suas compras, o destino das suas vendas e os principais produtos transacionados. Os resultados reforçam a relação comercial com São Paulo, Goiás e Minas Gerais, tanto nas compras quanto nas vendas. A dependência comercial da Indústria de Transformação corresponde a 48% das compras interestaduais, sendo que os produtos mais adquiridos foram veículos, suas partes e acessórios produtos farmacêuticos – cada um com 8% do total, apenas entre os produtos vindos da Indústria de Transformação. Por fim, aplicou-se um modelo gravitacional, por meio do qual identificou-se que há espaço para intensificar o fluxo comercial com parceiros como Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e outros de menor porte.

TD_27 Levantamento do Perfil Comercial do Distrito Federal Baseado nas Notas Fiscais Eletrônicas 

 

A Codeplan convida pesquisadores interessados em assuntos atinentes ao Distrito Federal e sua Área Metropolitana a elaborarem e submeterem trabalhos de caráter acadêmico e científico para publicação na série Texto para Discussão.

São bem-vindos estudos sobre o desenvolvimento econômico, social, político, sobre gestão e política públicas com foco no Distrito Federal, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e estudos comparados mais amplos, envolvendo os casos acima.

As opiniões contidas nos trabalhos publicados na série Texto para Discussão são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, de qualquer maneira, o ponto de vista da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan. É permitida a reprodução parcial dos textos e dos dados neles contidos, desde que citada a fonte. Reproduções do texto completo ou para fins comerciais são proibidas.

Os demais textos e as normas para a publicação podem ser encontrados no link abaixo

Texto para Discussão.