Boletim de Conjuntura 4° Trimestre de 2017

Esta é a terceira edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, consolidando o trabalho de acompanhamento econômico que a Codeplan vem realizando. O Boletim se refere ao quarto trimestre de 2017 e oferece um fechamento do ano também. A defasagem de quase três meses se faz necessária para compatibilizar os dados econômicos do Distrito Federal, objetivando apresentar um quadro completo da economia no período avaliado. Contudo, a Codeplan acompanha e analisa, em outras publicações, as variáveis econômicas mais recentes já disponibilizadas, como é o caso do IPCA/Brasília e da PED.

Quando se analisam os números da economia do Distrito Federal ao longo de 2017, é possível perceber que a retração econômica verificada nos últimos trimestres desacelerou. Ainda que no resultado anual, quando se compara a 2016, o cenário ainda se mostre recessivo, o resultado no quarto trimestre oferece um quadro de reversão para quase todas as variáveis econômicas relevantes, com números positivos.

Dentre os números positivos no ano, cita-se o indicador de desempenho da agropecuária, do comércio varejista ampliado, do nível de preços e os principais indicadores de mercado de trabalho. No trimestre, destaca-se o desempenho do setor de Serviços, a queda da taxa de desemprego, e, também, os números fiscais do governo estadual, como o
aumento de receita corrente líquida.

Esta análise de conjuntura se estrutura com uma primeira seção avaliando o cenário
nacional. Em seguida, são apresentados os resultados da economia do DF, medidos por meio
do IDECON-DF, e de pesquisas mensais de serviços e comércio. A situação inflacionária da
região é analisada pelo IPCA em seção seguinte. Logo após, oferece-se uma análise do