Decomposição de indicadores do Mercado de Trabalho para o DF

Em análises de conjuntura econômica, frequentemente somos defrontados com indicadores agregados cujos movimentos, embora de interpretação aparentemente simples e direta, escondem em sua composição diversos vetores que interagem para produzir o resultado observado. Isto ocorre especialmente em indicadores construídos a partir de operações algébricas envolvendo outros indicadores.

O objetivo desta nota técnica é descrever a metodologia empregada na decomposição de dois importantes indicadores do mercado de trabalho utilizados nas análises conjunturais produzidas pela Codeplan, a saber: a taxa de desocupação e o rendimento médio do trabalho.

No primeiro caso, a decomposição revela as parcelas da variação na taxa de desocupação que podem ser atribuídas à demografia, ao ciclo econômico e à decisão de oferta de trabalho por parte dos indivíduos. No segundo caso, a decomposição permite medir separadamente as contribuições das variações no rendimento e na participação relativa de cada grupo sobre o rendimento médio total. Ao final de cada seção, a metodologia descrita é aplicada aos dados com comentários acerca dos resultados mais importantes.

A publicação completa pode ser acessada no link abaixo

Decomposição-de-indicadores-do-Mercado-de-Trabalho-para-o-Distrito-Federal