Informe PED Outubro de 2018

Em outubro de 2018, a Pesquisa de Emprego e Desemprego-PED/DF apontou elevação da taxa de desemprego para 18,4% frente a 17,9% registrado em setembro. Foi responsável pelo resultado a redução da população ocupada em 12 mil.  Vale ressaltar que na série com ajuste sazonal a taxa de desemprego também apresentou alto, ao passar de 18,5% em setembro para 18,9% em outubro.

Fonte: PED-DF – Convênio Seatrab-GDF, Codeplan, Seade-SP e Dieese

A População em Idade Ativa (PIA) registrou crescimento absoluto de cinco mil pessoas e a População Inativa cresceu oito mil. Isto atenuou a alta da taxa de desemprego, e explica a redução na taxa de participação, de 66,3% em setembro para 66,1% em outubro.

Do estoque de 1.363 mil pessoas ocupadas no Distrito Federal em outubro de 2018, 970 mil eram assalariadas (diminuição de 15 mil frente a setembro). Destas, 669 mil estavam ocupadas no setor privado, sendo 558 mil trabalhadores com carteira assinada – o que representa uma queda de 3 mil empregos formais no DF em relação a setembro. O setor público diminuiu seu contingente estável em 17 mil assalariados, enquanto o setor privado sem carteira registrou elevação de 5 mil. O rendimento médio real dos ocupados em setembro mostra leve alta em relação a agosto.

Em relação a outubro de 2017, o mercado de trabalho apresenta discreta evolução, com taxa de desemprego 0,4 pp menor. Com uma taxa de participação um pouco menor, o nível de ocupação se mostra estável na comparação, com o setor privado sem carteira e o setor público sendo os principais responsáveis pelo quadro de melhoria.

Tabela 1 – Indicadores do mercado de trabalho – Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) – Distrito Federal – outubro 2018

Fonte: PED-DF – Convênio Seatrab-GDF, Codeplan, Seade-SP e Dieese

Para baixar o informe econômico, clique aqui

Para acessar a publicação da PED-DF clique aqui