PMC: Volume de vendas do comércio varejista avança 0,7% no DF em novembro de 2021

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 0,7% em novembro de 2021 em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de +0,5% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 1,0% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de +5,1%.
  • Os Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram a maior alta, com uma variação de +43,6% em relação a novembro de 2020.

Tabela 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – novembro de 2021 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O nível de atividades do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou aumento de 0,7% em novembro de 2021 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 0,5% na mesma base de comparação. Foi a primeira variação positiva no indicador desde maio de 2021, quando havia sido de +5,6%.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou queda de 6,1%. Esse recuou marca a primeira retração para um mês de novembro desde 2016, e foi mais intenso do que o observado na média brasileira, uma o Brasil registrou variação negativa de 2,9% na mesma comparação.

Gráfico 1 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de novembro – 2017 a 2021 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o 20º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Pernambuco, com 9,3%, enquanto a menor foi de Acre, com -10,0%.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – novembro de 2021 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

A maior variação positiva por segmento foi observada em Outros artigos de uso pessoal e doméstico, sendo de +43,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, aparecem os Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com +16,0%, e os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com +8,5%.

Por outro lado, os Móveis e eletrodomésticos (-22,7%) e os Combustíveis e lubrificantes com (-23,3%) apresentaram as duas menores variações em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – novembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o comércio varejista ampliado do Distrito Federal percebeu uma contração de 1,0% em seu volume em novembro de 2021. Já o Brasil registrou variação de +5,1% entre dezembro de 2020 e novembro de 2021 com relação a igual período do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – novembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, é possível perceber que o segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, cuja variação chegou a +25,0%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, o volume de vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação amarga uma variação acumulada de -33,4% no acumulado em 12 meses até novembro de 2021.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – novembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN