PMS: Em dezembro, serviços crescem 9,3% no Distrito Federal

Resumo

  • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou aumento de 9,3% em dezembro de 2021 em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 1,4% na mesma comparação.
  • No acumulado no ano de 2021, o resultado é de aumento de 8,0% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva mais intensa, de 10,9%.
  • Os Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio apresentaram a maior alta, comuma variação de 64,8% em relação a dezembro de 2020.

Tabela 1 – Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – dezembro de 2021 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLANração com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 0,3% na mesma base de comparação.

O nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou aumento de 9,3% em dezembro de 2021 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, o crescimento foi menos intenso, apontando variação de +1,4% na mesma base de comparação.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou aumento de 21,5%, a maior alta para um mês de dezembro na série histórica do indicador, iniciada em 2012. Apesar de intenso, deve-se destacar que esse resultado foi beneficiado por uma base de comparação contraída, uma vez que o setor de serviços, ainda bastante tímido em função das medidas restritivas adotadas face à pandemia, havia recuado 13,9% em dezembro de 2020 nesse indicador. Já o Brasil registrou variação positiva de 10,4% na mesma comparação.

Gráfico 1 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de dezembro – 2017 a 2021 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O grande crescimento em relação ao último mês do ano anterior posicionou o Distrito Federal como o 2º maior resultado entre as Unidades Federativas brasileiras (Gráfico 2). A maior variação mensal foi observada no estado de Tocantins, com 27,3%. Apenas três estados apontaram recuo no indicador, com a maior retração sendo observada em Rondônia (variação de -6,0%).

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – dezembro de 2021 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Todos os segmentos pesquisados no DF apresentaram expansão em relação a dezembro de 2020 (Gráfico 3). O segmento de maior destaque foi o de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que avançou 64,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, aparecem os Serviços profissionais, administrativos e complementares, com variação de +24,8%; os Serviços de informação e comunicação, com +13,8%; os Outros serviços, com +1,9%; e finalmente, os Serviços prestados às famílias, que cresceram 1,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. 

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – dezembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 2021, o volume de serviços do Distrito Federal cresceu 8,0%. É o melhor resultado para um ano desde 2014, quando a expansão foi de 11,9%. Já o Brasil registrou variação de 10,9% entre janeiro de 2021 e dezembro de 2021.

Gráfico 4 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – dezembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio aparece novamente como principal variação positiva no indicador, crescendo 43,3% no período. Em compensação, nessa base de comparação, os Serviços de informação e comunicação passam a amargar uma variação negativa, mesmo que próxima de nula, recuando -0,8% em 2021.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – dezembro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN